terça-feira, dezembro 27, 2005
enterrado na neve
Depois de alguns ajustes, a excelentissima e eu resolvemos que seria interessante, principalmente pq ele prometeu que nos iriamos visitar uma estacao de esqui. Dito e feito.
Domingo, 25 de dezembro de 2005, como previamente acordado, pegamos o trem de Liubliana para Maribor as 17:25. Por volta das 19:50 chegavamos. Fomos muito bem recebidos e tal...
Ontem, segunda-feira, comecou nevar, uma neve fraca... que coisa linda... a arvore de natal dentro de casa e a visao da neve caindo lah fora :-) Mais tarde fomos para a tal estacao de esqui.
Apesar do frio congelante e nao poder sentir a ponta dos dedos dos pes e do nariz, andamos aproximadamente 45 min. Neste tempo muita coisa engracada aconteceu... a Dani pisando na neve fofa e levando susto ;-) o cachorro do nosso colega fazendo as necessidades na frente da placa que mostrava o percurso para os praticantes de cross-country (andar na neve com esquis), eu experimentando um trenozinho de crianca morro abaixo, entre outras.
Mais tarde voltamos ao aconchego do lar e a neve caia com mais intensidade. Por volta das 16:00 h almocamos. As 20:00 limpamos a neve na frente de casa. Ja tinha acumulado aproximadamente 15 cm. No comeco era divertido, mas depois de 10 min ficou chato e cansativo.
Hoje esta nevando bastante aqui, tem mais ou menos 30 cm de neve na rua. Nos tinhamos programado de voltar com o Igor (o dono da casa) para Liubliana de carro, mas andar nessas estradas com esse tempo nao eh seguro, entao voltaremos de trem mesmo. Isso se conseguirmos sair porta afora...
Com certeza teremos q limpar a rua na frente da casa pq deve ser impossivel transitar.
bom... vou finalizar por aqui, desejem-me sorte!
Abracos
P.S. - O texto estah sem acentuacao pq estou usando um teclado padrao Esloveno, veja q joia: č ć š ž ;-)
quinta-feira, dezembro 22, 2005
quarta-feira, dezembro 14, 2005
em recesso
Felizmente sexta-feira as coisas irão mudar e teremos dias inteiros para passarmos juntos :-)
Dia 22 e 23 de dezembro estarei on-line novamente, mas não sei se terei tempo de postar algo, mas prometo q um dia desses eu relato os acontecimentos inéditos.
Boas festas a todos e até mais.
sexta-feira, dezembro 09, 2005
maldito gmail
ahhh mais 3 meses de adaptação.
Do dia a dia
Já diz meu pai que educação é uma coisas q vem de berço.
tenho dito.
terça-feira, dezembro 06, 2005
Cada um q aparece
- Você lava a sua cabeça todas as noites?
- Sim, pq? Respondi
- Pq não é bom para a saúde lavar a cabeça todas as noites... 2 vezes por semana é o ideal. OK, tomar banho até 2 vezes por dia tudo bem, mas lavar a cabeça não.
Bom... nem sei o q respondi, só sei q não entrei na discussão pq achei q não valia a pena.
sexta-feira, dezembro 02, 2005
quinta-feira, dezembro 01, 2005
No limite do limite
acabei de fechar as minhas contas.
saldo para o mês de novembro: € 3,34
eita!
quarta-feira, novembro 30, 2005
esperava mais de vc Batman
Fonte: Estadão
tá... será ele não poderia achar algo um pouquinho mais inteligente pra dizer??
É óbvio que os caras não querem ser achados, ou ele pensa q quem planeja ataques terroristas e declara uma guerra "santa" contra os EUA via andar com uma placa pendurada na cabeça dizendo: "olha, eu estou aqui!!"
cada um que aparece hein!?!
terça-feira, novembro 29, 2005
já imaginou?
P.S. - Não sou colorado, mas nessas horas não tenho mta escolha :-)
segunda-feira, novembro 28, 2005
você tem canela fina?
Se vc tem canela fina, não gosta das suas pernas ou algo parecido, nós temos a solução para o seu problema.
Venha passar 3 meses na Eslovênia e vc terá caminhadas diárias de 10 km na neve com botas que pesam em média 5 kg cada uma.
Engaje-se na nossa campanha "Canela fina nunca mais" e ao voltar para o Brasil vc poderar criticar a canela fina dos outros sem constrangimento algum.
Venha vc tb e junte-se a nós.
* os preços serão divuldados nas datas oportunas
** não nos responsabilizamos pelas possível dores e traumas que o programa possa causar
Diário do final de semana: "Neve e chuva"
Talvez pior q isso seja a locomoção. Aquela mistura de sal, neve-gelo, e areia forma algo no chão que lembra aqueles atoleiros de barro... chega, chega... não preciso ficar me torturando.
Domingo choveu praticamente o dia todo e eu não sai de casa. É melhor evitar o confronto com esse clima estranho ;-)
Agora eu entendo perfeitamente pq os europeus ficam bem loucos com qqr raio de sol.
ahhh só pra constar, frequentemente passa pela minha cabeça "onde é q eu vim amarrar o meu burrinho", maaaasss... olhando o lado bom, é mais uma boa experiência de vida :-)
sábado, novembro 26, 2005
Um par de botas e um guarda-chuva, por favor!
Sexta-feira sai do JSI já passava um pouco das 6:00 horas. Durante tarde nevou consideravelmente e o chão já estava havia acumulado com uma boa camada (entre 5 e 8 cm). Felizmente eu tinha um guarda-chuva comigo pois neve é como aquela chuva-de-molhar-bobo, parece que não faz nada, mas depois de 10 min vc está ensopado.
Bem...depois de aproximadamente 15 min, dois escorregões e quase presenciar um acidente devido a areia que eles colocam na rua para evitar que a neve se transfome em gelo (muito mais perigoso) cheguei em casa. Os pés completamente molhados e congelados. Isso levou à algumas conclusões imediatas: preciso urgentemente de um calçado impermeável e de um guarda-chuva maior.
Por volta das 7:15 a intensidade da neve que caia aumentou e a última vez que eu olhei pela janela era 23:55 e ainda não tinha parado. Pelas minhas estimativas já devia ter acumulado mais de 15 cm .
Hoje de manhã a neve continuava e agora a tarde alcançamos a marca de 40 cm.
Quanto ao frio? É grande, mas até que não é dos piores. Enquanto estou trabalhando ou em casa praticamente não se sinto frio devido ao sistema de calefação, o “problema” é qdo saio na rua. Não sei se é impressão minha, mas as horas que antecedem a neve são bem mais geladas (alguém tem alguma explicação para o fenômeno?)
E antes que alguém pergunte, sim... é uma merda branca!
sexta-feira, novembro 25, 2005
e continua nevando...
interessante
Também é proibido andar com o carro "sujo", ou seja, o proprietário deve limpar a neve do capô, vidros e afins.
Todos os carros devem possuir, além dos dispositivos de segurança tradicionais como triângulo, extintor, etc, uma pá, lanterna, lâmpadas extra e um par de luvas.
quinta-feira, novembro 24, 2005
e a tese vai...
Um exemplo prático são os problemas. Nós não temos problemas BEM definidos e BEM estruturados. Ok, concordo q é uma área nova, etc, etc... mas procurar por possíveis problemas para encontrar possíveis soluções é viajar demais, não é?
Gosto
Pensando bem... se colocar o João Kleber fica no mesmo nível.
terça-feira, novembro 22, 2005
E o orkut.
Simplesmente “É”
É nisso q dá ficar ouvindo muito Pink Floyd!
segunda-feira, novembro 21, 2005
antes que eu esqueça
Bahhh mas deve ser um orgulho tão grande saber q o seu time só ganha alguma coisa ou pq ganhou pontos no tapetão ou pq um juiz deu uma mãozinha!!
duvida?
Sem noção
- Vc está assistindo esse programa?
aahhhhh quase que eu respondo:
- Não estou plantando uma bananeira!!! Não viu?!?!?
É um tanto quanto óbvio:
1 - se eu estou no sofá da sala
2 - sozinho em casa (até aquele momento)
3 - com a TV ligada e,
4 - talvez o mais importante, olhando para a TV,
significa q eu estou assitindo o maldito programa. Certo??!?!?! Ou será que é tão difçil assim de entender?!?
Raiva? Não... capazz... e olha q não é fácil me tirar do sério!
Ahhh já ia esquecendo... se eu ouvir mais uma vez a frase “She/he is the best” eu juro q vai dar merda!!
Geada
domingo, novembro 20, 2005
Leandro, seus momentos culturais, suas roubadas
Tá... indicada a porta certa, cerca de 10 metros de onde eu estava (no lado oposto do prédio) eu deveria entrar pela porta principal, descer um lance de escadas, andar mais 5 mestros na direção contrária, descer mais um lance de escadas, virar à esquerda e andar mais uns 15 metros para comprar o bilhete... heheh não deu outra, me perdi mais uma vez :-) ok... não sou tão tongo assim, um fator fundamental contribuiu para eu me perder: a porta que eu deveria entrar não ficava a 10 metros de onde eu estava, mas sim 30 metros e não existem UMA porta “principal”, mas sim TRÊS (!!!) e obviamente eu entrei na porta errada... tudo bem, depois de uma pequena peregrinação, que incluiu uma foto para a Anistia Iternacional na campanha contra o uso e produção de armas nucleares e mais umas 4 ou 5 paradas pra pedir informação, finalmente consegui comprar o bilhete!
Ahhhhh meu momento cultural estava perto, certo? Nem tanto...
Obviamente eu comprei bilhete com valor de estudante (minha carteira internacional de estudante já se pagou umas 4 vezes aqui). Porém... essa "classe" de bilhetes fica na ala 5 do anfiteatro, a mais longe do palco (óbvio). Como se não bastatasse eu fiquei na fileira 6 (a última). Só ficaria mais para trás se eu ficasse pra fora do prédio heheh. Por sorte o local não estava lotado e eu pode achar uma poltrona mais a frente e apreciar a apresentação.
sexta-feira, novembro 18, 2005
quarta-feira, novembro 16, 2005
viva a etnologia
morei 10 dias sozinho;
dividi quarto por 10 dias com uma carinha da Alemanha;
mais 2 meses sozinho;
dividi quarto por 2 meses com um rapaz da Macedônia;
dividi apartamento por 2 dias com uma moça da Espanha;
mais 15 dias com um rapaz da Índia, um rapaz da Macedônia (outro) e uma moça da Macedônia;
e agora estou dividindo ap com um rapaz da Eslovênia e outro da Bósnia;
conclusões??? não, nenhuma.
terça-feira, novembro 15, 2005
segunda-feira, novembro 14, 2005
Cavalo?
veja q minha teoria é simples:
Se mais de 1 pessoa (n+1 / n>0) q eu conheço comeu aquilo e eles não tiveram nenhum problema gastro-intestinal (sim, ainda estão vivos), quer dizer q eu tb vou sobreviver sem maiores sequelas :-D
hehehe ainda... lembrando q não é preciso comer carne de cavalo para ter um longo encontro com o senhor "barros", não é Thiago?
domingo, novembro 13, 2005
hã? sol? nem lembro mais...
Vamos aos fatos:
Acordo entre 7:00 e 7:30 e normalmente tem neblina, lá pelas 10:30 já não tem mais neblina mas está nublado. As nuvens permanecem assim até lá pelas 16:40 q é a hora que começa escurecer... e o sol? deve estar tirando férias lá pelo Brasil.
Ainda não começou nevar, mas já estou ficando preocupado com isso ;-)
P.S. - só pra constar, a temperatura máxima nesees 10 dias não passou dos 9 graus e a mínima foi de 3 graus.
sexta-feira, novembro 11, 2005
quarta-feira, novembro 09, 2005
terça-feira, novembro 08, 2005
too late
Como, em teoria, seria mais fácil encontrar e conversar com a figurinha aqui na Eslovênia do que no Brasil eu invoquei o oráculo Google e comecei a procurar onde foi a palestra ou algo do gênero.
Finalmente achei o hotel, localizei no mapa e até o telefone. Claro, liguei, mas ele já partiu... fica pra próxima.
Da série: "Obsercações do dia-a-dia"
Nos últimos dias da minha morada naquele ap aconteceu um fato curioso.
Não é de hoje q venho observando o comportamento das pessoas pude notar que a vida social feminina é muito mais ativa, muito mais fácil.
Vou me "incluir fora" dos casos que eu irei citar pois eu poderia ser tendencioso.
1 - o meu ex-colega de quarto, o Indiano, nunca recebeu uma simples visita.
2 - o outro rapaz do ap, o Macedônio, só recebeu uma ligação no telefone e era o orientador dele.
3 - a menina, tb da Macedônia, constantemente recebia msgs de texto no celular e a cada 3 dias tinha um colega nosso aqui do trabalho q ia "nos" visitar :-)
O ponto que eu quero chegar é que os homens precisam batalhar, correr atrás, buscar, etc, enquanto que para as mulheres a coisa é muito mais simples ;-)
seria esse um pensamento machista?
independentemente disso... a peleia continua!
sexta-feira, novembro 04, 2005
da teoria à prática - parte 2
"estou tendo q dançar ao redor da mesa"
maldita burocracia e falta de vontade de algumas pessoas.
mas é um filho duma ....
...aposto que se é um Leandro-da-vida (sem trocadilhos, por favor) iria mofar na na cadeia.
Esse é o país da pouca vergonha mesmo.
quarta-feira, novembro 02, 2005
teoria e prática
Só pra ter uma idéia, hoje estavamos em 10 pessoas tomando um café (um café cada um, é melhor explicar antes que me chamem de pão duro) e eu, por acaso do destino, sentei ao lado do único fumante. Bom... não preciso dizer mais nada...
* se existe alguém q tem problemas respiratórios ou alérgicos, a fumaça vai pra essas pessoas primeiro.
terça-feira, novembro 01, 2005
o horário de verão
Agora o fuso é de apenas 3 e não mais 5 horas, mas em compensação às 5:20 já está escuro (e começando a esfriar).
Falando em frio... até 4 dias atrás eu não tinha me dado conta da temperatura aqui. Em alguns dias o termômetro marcou 3 graus, mas como eu morava praticamente dentro do JSI eu não havia notado as baixas temeperaturas pois com 2 minutos de caminhada eu saia do meu ap e entrava no prédio onde trabalho (ambos com calefação), entretanto ontem e hoje eu pude (literalmente) sentir na pele o vento e o clima gelado (média de 5 graus).
Se alguém lembra do post sobre a "merda branca" alguns tempos atrás, já pode, assim como eu, traçar um paralelo e prever como isso irá acabar. :-p
domingo, outubro 30, 2005
mudança
quinta-feira, outubro 27, 2005
Eu por mim mesmo e mais um momento auto-reflexivo!
ahh... vcs não tem idéia de como eu torço pra que uma pessoa como aquela que me sacaneou NUNCA precise de mim, pq se ela precisar... eu vou ajudar da melhor maneira possível e talvez assim ela consiga entender um pouco o sentido da frase "ajudar o próximo".
ainda... se uma pessoa assim conseguir entender essas pequenas (mas importante) coisas, vai sentir tanta vergonha por aquilo q fez q vai desejar colocar a cabeça num buraco e não se importar com o resto, por isso eu torço!
quarta-feira, outubro 26, 2005
em contra partida...
Ser feliz não é ter uma vida perfeita;
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios e perdas.
Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas
e se tornar autor da própria história
Ser feliz é uma conquista e não obra do acaso.
tá é meio pseudo-filosófico, mas as vezes ajuda.
Músicas q refletem o nosso dia-a-dia
(Daniel Powter)
Where is the moment we need at the most
You kick up the leaves and the magic is lost
They tell me your blue skies fade to grey
They tell me your passion's gone away
And I don't need no carryin' on
You stand in the line just to hit a new low
You're faking a smile with the coffee to go
You tell me your life's been way off line
You're falling to pieces everytime
And I don't need no carryin' on
Cause you had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
The camera don't lie
You're coming back down and you really don't mind
You had a bad day
You had a bad day
Well you need a blue sky holiday
The point is they laugh at what you say
And I don't need no carryin' on
You had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
The camera don't lie
You're coming back down and you really don't mind
You had a bad day
(Oh.. Holiday..)
Sometimes the system goes on the blink
And the whole thing turns out wrong
You might not make it back and you know
That you could be well oh that strong
And I'm not wrong
So where is the passion when you need it the most
Oh you and I
You kick up the leaves and the magic is lost
Cause you had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
You've seen what you like
And how does it feel for one more time
You had a bad day
You had a bad day
segunda-feira, outubro 24, 2005
santa inocência...
Domingo da semana passada, perto do meio-dia estávamos o indiano e eu em casa e eu disse que iria fazer um cachorro-quente para o almoço. Acabei convidando o indivíduo para almoçar comigo e ele disse que sim.
Almoço pronto, devidamente alimentados, louça lavada, tudo ok.
Sexta a noite o carinha larga a frase:
"Eu sou vegetariano"
... e pior, ele disse que nunca tinha ouvido falar em cachorro-quente :-)
então eu me pergunto:
'será q na índia não tem "Hot Dog"? ou ele foi realmente ingênuo?'
Este é mais um mistério das diferenças culturais.
quinta-feira, outubro 20, 2005
estranho
eita vida sedentária :-)
P.S. - Bom, o músculo com certeza existe senão eu não sentiria as dores :-p
segunda-feira, outubro 17, 2005
sexta-feira, outubro 14, 2005
A história do apartamento
Esse pula-pula de um galho para outro se deve ao fato de ser extremamente difícil encontrar um lugar pra morar em Liubliana, principalmente quando se trata de um período menor que 12 meses (8 meses no meu caso) e os preços praticados aqui são um verdadeiro assalto (variam de 500 a 800 euros por mês). Assim, a solução encontrada foi ficar num ap do instituto onde eu trabalho... porém.... é permitido ficar nesses apartamentos por apenas 3 meses, depois disso eu deveria dividir outro ap com alguém, pois o ap estaria no nome dessa outra pessoa e eu não teria problemas.
Bom... depois a correria do primeiro mês os responsáveis pelo meu alojamento aqui pediram pra mim se depois dos 3 meses, quando encerraria o meu período no atual ap se eu aceitaria dividir um ap com um estudante da Espanha.
- Por mim tudo bem, desde que cada um tenha o seu quarto, sem problemas.
... e a ssim ficou acertado.
Passados quase três meses mudei mais uma vez para aguardar meu colega espanhol que chegaria em menos de 10 dias. Logo após a mudança eu já pressenti que poderia ter problemas pois o novo apartamento tinha apenas 1 quarto e um de nós deveria dormir na sala-cozinha ou então dividir o quarto, pois neste quarto tinha 2 camas de solteiro.
Dois dias para a chegada dele eu recebi um e-mail-bomba!! Ele não era ELE, mas sim ELA. Alguém pode dizer: “Legal!!! Dividir um ap com uma mulher!!”, mas eu digo que não é bem por ai... vamos deixar esse tópico para outro post...
12 de outubro a dita espanhola chegou e no primeiro momento ela foi bem receptiva, mas somente após chegarmos ao ap, a secretária, ela e eu, foi que ela teve noção do que estava acontecendo e da real situação da nossa moradia.
Moradora nova “entregue” em casa, voltei ao meu trabalho, ela e a secretária foram pra sabe-lá-Deus-onde. No final do dia ao voltar pra casa encontrei a menina já em casa. Conversamos por mais de 2 horas e ela explicou q também não sabia que eu era ELE e não ELA. Passamos maior parte do tempo tentando encontrar uma solução para o problema em questão. Foi então que ela deu a idéia de que aquele que levantasse mais cedo automaticamente ficaria dormindo na sala... também acordamos de no dia seguinte ir falar com a secretária na esperança de poder mudar para outro ap com 2 quartos. No caso de impossibilidade de mudar, iriamos adotar o plano alternativo discutido anteriormente. Nesse momento fiquei um tanto quanto aliviado, pois os problemas estavam praticamente solucionados, bastava decidir quem iria permanecer na sala.
Ontem, como combinado, fomos falar com a secretária sobre a situação em questão e tal... explicamos q seria bastante desconfortável ter um de nós morando na sala-cozinha, teriamos problemas de privacidade e assim por diante. A resposta da secretária foi: "este é o único ap disponível e que eu não vejo outra solução para o caso".
Neste exato momento a espanhola me surpreendeu dizendo que ela não iria aceitar aquela situação do jeito que estava e também não aceitaria “viver” por 2 meses e 1/2 (periodo que ela vai ficar em Liubliana) naquelas condições, independentemente de quem fosse ficar hospedado na sala (ela ou eu), ou seja, ou mudamos para outro ap ou alguém terá que sair! Duas pessoas de sexo diferente sem nenhum tipo de relacionamento próximo (primo, irmão, namorado e afins) usando uma área comum como quarto é inaceitável.
(Hhããã?!?!?! Como??? Ouvi direito???)
Nesse momento fiquei verdadeiramente chocado, pois isso foi exatamente o contrário de tudo o que nós haviamos conversado e acordado na noite anterior, em resumo, ela mudou de idéia.
Bem, não é muito difícil imaginar tudo que passou na minha cabeça no momento em que ela expressou as suas verdadeiras intenções, e também a minha cara... mas o pior ainda estava por vir. Como o ap está no nome dela (eu não posso ter o ap no meu nome, pois já fiquei hospedado em um por 3 meses – regras da instituição) o meu maior temor se tornou realidade! A secretária disse:
“Leandro, então vc terá que sair!!”
(Sair??? Mas ir pra onde?)
A primeira sugestão foi mudar para um hotel... completamente sem noção. No mesmo minuto descartei essa possibilidade maluca, pois nem de longe eu tenho $$ pra ficar mais 3 meses e 1/2 em um hotel.
Depois de algumas ligações e muita conversa em esloveno a secretária me disse que a partir do próximo mês terá uma vaga em uma casa de estudante e eu poderei mudar pra lá, mas provavelmente antes disso, mudarei mais uma vez, já que a minha admirada-falsa-e-duas-caras colega de apartamento não aceita a situação atual. Agora é esperar e ver o que vai acontecer...
Resumo da ópera... puta raiva daquela senhorita (falsa) e um dia completamente improdutivo, por que será???
quinta-feira, outubro 13, 2005
quarta-feira, outubro 12, 2005
terça-feira, outubro 11, 2005
justificativa
Os textos publicados nesse blog normalmente são redigidos (palavra bonita e dá mais valor) nas minhas horas vagas, se é que aluno de doutorado tem isso, principalmente a noite e postados durante o dia, pois não tenho conexão com internet em casa.
eu por mim mesmo em (mais um) momento reflexivo-ranzinza
"Quem é pior? Um sem-noção ou um folgado".
Saio em defesa de alguns sem-noção pela provável ingenuidade dessas pessoas. Agora os folgados são pessoas que sabem que estão agindo de maneira incorreta e fazem isso pelo seu bel prazer.
tá Leandro... chega... vai trabalhar agora!
segunda-feira, outubro 10, 2005
Fernandinho Beira-Mar está em Floripa
Oscilando da revolta para o humor...
Alguns anos atrás em uma conversa entre 3 pessoas:
- Bahh viu que prenderam o Fernandinho Beira-Mar? - Diz Fulano1
- Sim... ouvi falar - respondo
- Quem é esse? - pergunta Fulano2
- Você nunca ouviu falar? - Pergundamos Fulano1 e eu ao mesmo tempo
- Não - responde Fulano1
- Pois é... esse é um trombadinha q vendia sandalhas havaianas roubadas na Av. Beira-Mar aqui em Floripa, por isso do apelido - Diz Fulano1
- ahhhh!! - Fulano2
Então... o fato é real e o Fulano2 realmente acreditou.
Pensamento (?!)
sexta-feira, outubro 07, 2005
Das aventuras de um sem-noção: Especial Londres-Veneza.
O aeroporto de Stansted fica no meio de lugar algum. A melhor forma para ir até o centro de Londres (Victoria Station) é via trem e a viagem leva 55 minutos. Imaginando que se eu tivesse sorte eu teria 30 minutos para passear no centro e voltar ao aeroporto para fazer o chec-in do meu vôo para Veneza. Assim resolvi ficar pelo aeroporto mesmo. Vamos deixar para conhecer Londres em outra oportunidade.
Sábado 30 de setembro de 2005, por volta das 22:15, o avião pousava em Veneza, mais precisamente em Treviso uma cidade a 60 km. Esta foi mais uma aterrisagem bruta (será esse o meu carma?) e ainda tive que aguentar algumas pessoas que aplaudiram. Minha melhor explicação para esse ato insano foi o medo, pois inguém em plena consciência aplaudiria aquilo, mas blz... vivo e pronto pra próxima.
Logo ao adentrar no aeroporto já senti o clima italiano no ar. Bem diz a lenda q a Itália é um dos países mais desorganizados da Europa (concordo!!). O aeroporto mais parecia o hall de uma rodoviária de uma cidade do interior de SC com 2.873 habitantes. Pelo menos foi fácil encontrar o guichê para comprar o bilhete de ônibus que me levaria até a estação de trem de Mestre (15 km de Veneza), para então pegar um taxi e ir ao meu hotel. No momento da compra aproveitei para pedir algumas dicas e segundo a mulher que me atendeu eu deveria saltar na segunda parada.
- “dovrebbe saltare nella seconda fermata”, disse ela.
Um fato curioso na Itália é que apesar de vc fazer as peguntas em inglês praticamente todas as pessoas vão responder em italiano :-p
Embarquei no ônibus e comecei a segunda etapa da aventura na terra dos meus ancestrais. Na seconda fermata desci do ônibus e mostrei o endereço do hotel para o motorista, foi quando ele disse:
- “avrebbe dovuto saltare nella prima fermata” (eu deveria ter saltado na primeira parada).
Ok, ok, ok... ficar puto da vida não iria resolver o meu problema, mas o que me preocupava é que já estava ficando tarde... fui até uma central de informações não muito longe de onde eu estava para tentar descobrir como voltar a Mestre, foi quando a moça que estava ao lado daquela mulher q estava me atendendo disse:
- “Lei dovrebbe prendere l'autobus numero due”.
Comprei o bilhete e as 23:45 o ônibus número 2 começava a viagem de volta. Mais uma viagem de 25 minutos e cheguei na estação de trem de Mestre. Lá me deparei com mais uma particularidade italiana. No ponto de taxi trabalhavam apenas 3 taxistas e para minha infelicidade 5 minutos antes tinha chegado um trem sabe-lá-Deus-de-onde e tinha uma fila de mais de 20 pessoas esperando por taxi. Moral da história: quando cheguei no hotel já passava da 1:15 a.m.
Na manhã seguinte levantei cedo, tomei café e felizmente encontrei uma pessoa que respondia em inglês (ufa!!). O rapaz do hotel deu informações precisosas de como pegar o busão para voltar até a estação de trem de Mestre. Já na estação deixei minhas malas num guarda-volumes e peguei um trem até Veneza (finalmente).
Veneza!!!! Puts que cidade jóia, mas é como disse um conhecido:
- Veneza só tem esse charme por causa dos seus canais, caso contrário seria “mais uma cidade na Europa”.
De qqr maneira, valeu a pena.
Veneza, assim como Valência é uma cidade contrastes. Os contrastes de Valência estão nos prédios com mais de 2000 anos, as características da invasão dos turcos e os novos modelos arquitetônicos do arquiteto Santiago Calatrava. Já Veneza só tem velharia, água e igrejas (aquele povo gosta mesmo de rezar!) heheh... mas o contraste aparece após algumas esquinas daquele labirindo gigante. Após uma breve caminhada não é difícil encontrar imigrantes africanos vendendo “réplicas” das maiores marcas do mundo nas vielas da cidade, alguns metros adiante as lojas das maiores marcas do mundo de facto!
Bom... como muitos sabem, em Veneza vc tem duas maneiras de se locomover:
1 – andando ou
2 – de barco.
Opção 1, por favor!!! Sim... um passeio de gôndola pode custar 50 euros por pessoa. Existe também uma espécie de táxi aquático que custa 5 euros, mas está sempre lotado e o meu bom senso falou mais alto. Como resultado durante o dia andei, andei, andei e pra variar um pouco, andei.
No final do dia (20:22 exatamente) peguei o trem de volta para Liubliana.
quinta-feira, outubro 06, 2005
terça-feira, outubro 04, 2005
Da série: as aventuras de um sem-noção - O diário de uma semana pela Europa (parte III)
Conversa vai, conversa vem e mais uma fato inusitado... O assalto: Do nada o Ugo (italiano que mora e trabalha na Alemanha) levantou da mesa e abordou um carinha e 2 mulheres que estavam perto da nossa mesa. Na verdade o Ugo viu que enquanto as mulheres simulavam falar ao telefone o rapaz se abaixou e pegou algo da bolsa de uma das mulheres que estava na nossa mesa... quando todos deram conta do ocorrido foi aquele corre-corre. Bem... eu não podia ficar de fora dessa hehehe, mas ao invés de correr atrás do suposto ladrão eu corri para o outro lado procurando um policial ou algo do gênero... infelizmente nada. Depois de alguns minutos os “perseguidores” voltaram e aparentemente nada faltava na bolsa da mulher. 20 minutos mais tarde apareceu a polícia (meio tarde, né?).
Quinta-feira tive o dia livre para andar pela cidade. Deus sabe como andei!! Infelizmente apenas um dia não é suficiente pra vistiar todos os locais... mas blz. Visitei, entre outros, a Plaza del Toro – local onde são realizadas as touradas – e a Catedral de Valência, que segundo a Igreja Católica é onde está o Santo Grau. A partir deste momento eu não acredito em mais nada que o Dan Brown escreve ;-) afinal de contas eu vi o Cálice Sagrado!!!
segunda-feira, outubro 03, 2005
O diário de uma semana pela Europa - parte II
1 – os preços são baratos, mas preste atenção q vc terá que pagar as taxas de aeorporto.
2 – todo e qualquer produto consumido no vôo será pago a parte.
3 – as poltronas são para pessoas com no máximo 1,80m, caso contrário suas pernas não cabem (felizmente eu escapei dessa).
4 – os pilotos deveriam praticar mais como aterrisar o avião, isso mesmo, aterrisagem!!! Todas as aterisagens foram um tanto quanto bruscas.
5 – os vôos saem quase sempre no horário e sempre lotados. Leia-se 95% dos lugares ocupados, pelo menos.
Bem... de volta ao texto: Valencscscscscscscsia. (a pronúncia é com a língua presa mesmo). Cheguei no horário previsto, porém com chuva (seria novidade??). Passado o susto da aterrisagem descobri que não existe nenhum toldo ou coisa do gênero pra esapar da água que despencava do céu. A solução foi pegar das duas malas de mão e dar uma corridinha do avião ao angar do aeroporto [comentário] eu tinha apenas bagagem de mão pois a conexão em londres era “apertada” e eu não teria tempo suficiente para espera por uma mala na esteira [fim-do-comentário]. Peguei um taxi direto pro hotel. No domingo deu tempo pra jantar e tomar um bom banho, na sequencia, CAMA, pois já passava da meia-noite!!
Segunda-feira começou a conferência. No final do dia tivemos um coquetel de abertura na sede da prefeitura. O prédio é simplesmente lindo!! Pós-coquetel eu e o Mohamed (um carinha da Argélia que mora na França atualmente) acompanhamos a Alexandra e a Michele (colegas do Brasil) numa “breve” visita em uma das lojas da rede “El corte Inglés”. O prédio tem 6 andares... 2 horas e ½ mais tarde estava chegando de volta no hotel. Jantei e fui dormir.
Terça-feira no final da manhã apresentei o meu artigo e a noite fomos jantar (jantar oficial da conferência) no oceanário. Lá eu comi a verdadeira Paella com direito a lagosta e vinho espanhol (que xique esse rapaz). Essa vida não é das mais fáceis, mas tem algumas coisas que compensam... o jantar, além de ser delicioso, foi muito divertido. Basicamente na nossa mesa estavam brasileiros (4 contando comigo) e uma colombiana... dai já viu... só pra ter noção nós eramos os mais barulhentos heheh. No fim do jantar voltamos andando para o hotel (cerca de 30 min).
Quarta-feira. Último dia da conferência e pelo menos uma curiosidade... duas “meninas” da Polônia apresentaram um artigo em conjunto. A apresentação delas foi no mínimo diferente. As moças estavam vestidas com a mesma roupa, tipo um uniforme e falavam em sincronia... explico: quando uma terminava de falar, a outra começava e assim por diante. Parecia um jogral da época do jardim de infância hehehe só faltou dar um pacinho para prente quando começava falar e um pacinho para traz quando terminava :-)
...continua...
domingo, outubro 02, 2005
O diário de uma semana pela Europa
Como de costume, começamos pelo inicio.
Dia 24/09 as 2:00 da manhã peguei o trem de Liubliana para Graz, mas antes disso tive que deixar todos os meus pertences devidamente empacotados e prontos para alguém fazer a minha mudança. Na semana anterior fui informado que eu teria que mudar de apartamento no meio da minha viagem... eita.
Já na estação de trem em Liubliana foi um verdadeiro “parto” descobrir em qual terminal eu deveria embarcar no trem para Graz. Mais uma vez valeu o meu ditado de que as pessoas precavidas valem por duas :-) Como cheguei uma hora antes tive tempo suficiente pra procurar.
Por volta das 6:15 da manhã cheguei em Graz – Austria (cidade natal do exterminador-do-futuro-e-atual-governador-da-California Arnold Shhhhhneger**).
Ao sair do terminal de trem peguei um taxi para ir até o hotel, logo descobri que eu teria problemas... o hotel onde eu fiz a reserva não ficava em Graz, mas sim em uma cidade ao lado, ou seja, dependia de taxi pra ir e voltar. Cada “corrida” custou em média 17 Euros. Tudo bem... vendo o lado bom, fiquei num hotel afastado e num local especialmente belo. O valor pago no taxi foi compensado com a bela vista no café da manhã.
Graz é uma cidade particularmente bonita. Existe o contraste entre o velho e o novo. Claro que como um bom turista eu tirei váaaaarias fotos (mais de 200 em menos de 8 horas andando pela cidade). A única reclamação é que no museu de armas do período medieval não é permitido tirar uma foto se quer... no dia seguinte logo após o café fui pro aeroporto beeeem cedo pq tinha que fazer o check-out antes das 10 da manhã. Moral da história, 4 horas esperando para voar para Londres.
Londres. O Avião taxiou no aeroporto e o tempo foi exatamente o necessário para passar pelo controle de imigração, descobrir onde ficava o balcão da compania aérea, fazer o check-in e correr para o portão de embarque. Em menos de 1:40 eu já estava no avião com destino a Valência.
** Se alguém souber como se escreve aquele sobrenome, por favor, me avisa!
...continua...
sexta-feira, setembro 30, 2005
quinta-feira, setembro 22, 2005
programação da proxima semana
Sábado eu viajo pra apresentar um artigo numa conferência e não sei qual a disponibilidade de conexão durante esses dias.
Programa:
Sábado 24/09 - viagem de trem até Graz (Austria). Fico um dia lá pra ver se tem alguma coisa interessante.
Domingo 25/09 - Graz-Londres-Valência. Por incrível que pareça essa rota maluca é a mais barata que eu encontrei
Segunda a quarta (26-28) - Conferência
Quinta 29/09 - dia livre pra conhecer a cidade (ninguém é de ferro)
Sexta 30/09 - Valência-Londres-Veneza. Mais uma rota maluca-barata
Sábado 01-10 - Veneza-Liubliana.
ufa...
quarta-feira, setembro 21, 2005
é... tem coisa q é só comigo mesmo
Então fui falar com a secretária e perguntei se ela poderia investigar o destino do meu livro.
Hoje encontraram o bendito.... tá na biblioteca, mas agora temos outro problema, o MEU (meu pq eu paguei) livro foi cadastrado como patrimônio do JSI.
haja paciência!
vida de peão
Dia 29 de setembro vai ter show do David Coperfield aqui em Ljubljana, maldito azar!
terça-feira, setembro 20, 2005
credibilidade?
domingo, setembro 18, 2005
promoção e pramocinha
P.S. - Tólar é a moeda oficial da Eslovênia
P.P.S. - 77 tóllars equivale a 1 real
terça-feira, setembro 13, 2005
A vida imita a arte
O último quadrinho reflete exatamente os meus sentimentos nesses dias...
c'est la vie!
Fonte & direitos autorais da figura: PhD Comics
Obrigações e preocupações
Quarta, quinta e sexta tem reunião do projeto que está relacionado ao meu doutorado.
Aqui em Ljubljana estarão reunidos alguns dos parceiros (no bom sentido, claro) para discutir e trabalhar (leia-se trabalhar MUITO).
As tarefas são divididas em "pacotes de trapalhos" e infelizmente essa reunião não é exatamente sobre o meu tema de pesquisa, só vou participar pq estou aqui, ou seja, caiu de pára-quedas na minha cabeça.
Desejem-me sorte, pq dessa vez eu vou precisar!
Se eu sobreviver, segunda-feira volto a postar :-)
segunda-feira, setembro 12, 2005
a sombra e a escuridão
Alguns anos atrás, lá pelos idos de mil novecentos e lá vai pedrada, alguns amigos(as) e eu nos reuniamos praticamente todos os finais de semana, naquela época eu ainda morava em Videira...
Os programas eram os mais diversos, variando de encontros nos bobódromo* da cidade, fesfas nas madrugadas geladas das cidades vizinhas e filmes no final do domingo.
Dentre muitos eventos, um ficou marcado. Era um dia frio, daqueles dias que o nariz fica vermelho e não tem Cristo que consiga esquentar os teus pés. Combinamos de ir na casa de uma das nossas amigas pra assistir um filme e comer pão de queijo.
Hora marcada: 20:00... lá pelas 22:00 todos haviam chegado e o pão de queijo já tinha desaparecido e quem chegou atrasado perdeu.
Começa o filme... "A Sombra e a Escuridão" (Michael Douglas e Val Kilmer)
Depois de 10 min a fulana (estou preservando a integridade dela heheh) solta a primeira pérola da noite dizendo:
- Ai, odeio filme de horror (!?!?) (não seria terror?... tudo bem)
Aproveitando o momento um amigo meu fala:
- Fulana, sabia que eu tenho um primo q não pode ver esse tipo de filme?
Muito cuiriosa e um tanto quanto admirada, ela diz:
- Sério??? ele também tem medo?
- não, ele é cego.
dai em diante não foi mais possível levar nada a sério.
* bobódromo - lugar onde alguns bobos ficam parados olhando as pessoas e os carros que passam e outros mais bobos ainda ficam gastando gasolina passando 100 vezes pela mesma rua no mesmo dia. Sim... isso acontece pq esse é o único lugar pra ir na cidade...
P.S. - Os fatos são verdadeiros
sexta-feira, setembro 09, 2005
pior q não é brincadeira...
Estou pensando seriamente em trocar o sábado e o domingo pela segunda e a terça, já que nesses dias o sol brilha :-)
quinta-feira, setembro 08, 2005
as vezes me assusto
será q eu vou entrar nessa tb? SDS.
quarta-feira, setembro 07, 2005
"Da cor do pecado"
Depois de vagar por vários canais eu vi o rosto familiar de "Taís Araújo". Algum canal da TV a cabo está passando a novela "Da cor do Pecado", mas como eu sou uma pessoa anti-lavagem-cerebral-da-globo-e-cia voltei assistir a CNN :-p
P.S. - Pelo menos dessa vez não tinha campeonato de Sumo :-)
P.P.S. - A história da CNN é brincadeira, tá?
sexta-feira, setembro 02, 2005
Nós somos os melhores!!! Vcs estão certos disso?
Desastres como esse mostram a fragilidade da maior potência do mundo. Leia-se potência nos quesitos militar, financeiro, intelectual (?) e outros mais.
Como lá (EUA) todos os serviços à população funcionam 100%, ou seja, o Estado toma conta de tudo, as pessoas simplesmente não sabem como proceder em casos onde o Ele (Estado) falha. O resultado é a anarquia completa.
Sim, essa foi uma catástrofe nunca presenciada antes, mas mesmo assim as ações da população se resumiu na apatia de gritar "Help us!!" e andar sem destino nas ruas, um caos completo.
A minha impressão (que pode ser errônea) é que ninguém disse: "Ok, perdemos tudo, mas vamos ver o que pode ser feito de agora em diante", eles apenas esperam a ajuda.
O Estado, por sua vez, deve estar fazendo o máximo para ajudar, mas sem a colaboração (trabalho) dos afetados, fica beeemmm difícil.
... e eles ainda acham q podem ser os "governantes do mundo".
P.S. - Nem vou falar dos grupos armados fazendo justiça com as próprias mãos.
quinta-feira, setembro 01, 2005
Dúvida
Essa noite (antes e depois do período de insônia) eu acordei 3 vezes com barulho de gente q passava pela rua. Em todas as vezes tinha algum filho-de-uma-santa falando como se estivesse promovendo uma manifestação anti-quem-dorme-de-madrugada.
resultado, cheguei atrasado...
que fase!
segunda-feira, agosto 29, 2005
terça-feira, agosto 23, 2005
Visão do Inferno!!!
Como todo ser do sexo masculino sentei no sofá e comecei a fazer uso do controle remoto. Dentre alguns programas em esloveno, uns em alemão e alguns especiais da Discovery que eu já assisi umas 3 vezes cada, pelo menos, eu me deparei com a verdadeira visão do inferno: um campeonato de Sumo no EuroSport.
Que fase!!
segunda-feira, agosto 22, 2005
quinta-feira, agosto 18, 2005
Ilha da Magia??
Para todos aqueles que acham q Floripa é um lugar dos sonhos, onde não existe violência e por ai vai...
clique aqui
quarta-feira, agosto 17, 2005
alguém imaginava q poderia ser pior?!?
Bom, se isso for verdade, quem assume o "comando" do país é o Presidente do Congresso, sim ele mesmo: Severino chic chic Cavalcanti.
Assumindo que isso seja verdade, vamos pensar um pouquinho antes de erguer a bandeira "Fora-Lula", pois caso contrário, na minha opinião, a coisa vai piorar pra valer!!
e vcs? o q pensam?
The lunatic is in Slovenia...
(Pink Floyd - The Dark Side of the Moon)
The lunatic is on the grass
The lunatic is on the grass
Remembering games and daisy chains and laughs
Got to keep the loonies on the path
The lunatic is in the hall
The lunatics are in my hall
The paper holds their folded faces to the floor
And every day the paper boy brings more
And if the dam breaks open many years too soon
And if there is no room upon the hill
And if your head explodes with dark forbodings too
I’ll see you on the dark side of the moon
The lunatic is in my head
The lunatic is in my head
You raise the blade, you make the change
You re-arrange me ’till I’m sane
You lock the door
And throw away the key
There’s someone in my head but it’s not me.
And if the cloud bursts, thunder in your ear
You shout and no one seems to hear
And if the band you’re in starts playing different tunes
I’ll see you on the dark side of the moon
terça-feira, agosto 16, 2005
isso é brincadeira, não é?
Não estou tomando partido a favor do Lula, mas pensem comigo, antes Lula no governo que o nosso "estimado" Severino.
O maior exemplo disso está no site Kibe Loco, procurem o post do dia 10/08/2005...
segunda-feira, agosto 15, 2005
quinta-feira, agosto 11, 2005
Uma conversa no MSN
fulano says:
HOJE VOU SAIR EU, UM COLEGA DO TRABALHO, A fulana E UMA AMIGA DELA. SÓ IMAGINE !!!!!
Leandro says:
opa
Leandro says:
é bonitinha a moça?
fulano says:
SEI LÁ !!! O QUE VALE É A EMOÇÃO.
que fase!!
Da série: Relembrar é viver!!
Alguns documentos Ultra Secretos do Serviço de Investigação da Polícia Federal revelados recentemente afirmam que Osama Bin Laden deu ordens aos seus homens
para organizar um atentado aéreo no Brasil. Devido ao profundo ódio por festas monumentais (símbolo da globalização da alegria), a cidade escolhida foi o Rio
de Janeiro por causa do Carnaval e, mais precisamente, o Cristo Redentor (símbolo maior da religião dos infiéis!!!)
Assim, os dois melhores terroristas kamikazes viajaram para o Brasil. Os dois chegaram ao Rio de Janeiro determinados a impor o castigo de Allah aos infiéis tupiniquins. A missão, felizmente, não teve sucesso, conforme os registros da Polícia Federal enviados ao FHC, ao Bush e ao Papa.
Eis a história:
Domingo 21:47hs:
Chegam ao Aeroporto Internacional do Galeão, vindos da Turquia.
Suas malas são extraviadas e depois de mais de oito horas de peregrinação por diversos guichês conseguem sair do aeroporto após serem aconselhados pelos
funcionários da Varig a voltar no dia seguinte, pois assim, talvez, tenham mais sorte...
Pegam um táxi na saída do aeroporto. O taxista percebe que são estrangeiros e leva uma hora e meia dando voltas com eles pela cidade para abandoná-los em um lugar ermo da Baixada Fluminense, tendo parado no caminho para que dois cúmplices os assaltem, batam neles e lhes roubem os dólares.
Segunda-feira 04:30hs:
Graças ao treinamento de guerrilha que receberam nas cavernas do Afeganistão e nos campos minados da Somália, os dois terroristas conseguem chegar a um hotel. Decidem alugar um carro na Hertz em Copacabana e se dirigem ao aeroporto para seqüestrar um avião para jogá-lo bem no meio dos braços abertos do Cristo Redentor.
Pegam um congestionamento monstro por causa de uma manifestação de estudantes e professores em greve e ficam horas parados, além de terem seus relógios roubados em um arrastão no meio do congestionamento.
Segunda-feira 12:30hs:
Decidem parar no centro da cidade e procuram uma casa de câmbio para trocar o pouco que sobrou de dólares e recebem notas de R$ 100 falsas, dessas que são feitas grosseiramente a partir de notas de R$ 1.
Segunda-feira 15:45hs:
Chegam por fim ao aeroporto do Galeão com a firme intenção de seqüestrar um avião. Os pilotos da VARIG estão em greve por mais salário e menos horas, e os controladores de vôo também estão em greve, querem equiparação com os pilotos. O único avião disponível na pista é um da Transbrasil, que havia sido fretado para a Soletur, mas sem combustível. Os empregados e os passageiros estão acampados na sala de espera e nos corredores do aeroporto tocando pagode e gritando slogans contra o governo, os pilotos e o Roberto Marinho. A polícia de choque chega batendo em todos, inclusive nos terroristas.
Segunda-feira 19:05hs:
Finalmente a calma reina e os dois filhos de Allah, ainda ensangüentados, se dirigem ao balcão da Transbrasil para comprar as passagens. Mas o funcionário que lhes vende os bilhetes omite a informação de que os vôos da companhia estão suspensos por tempo indeterminado.
Segunda-feira 22:07hs:
Os terroristas discutem entre si, na dúvida se destruir o Rio de Janeiro, no fim das contas, é um ato terrorista ou uma obra de caridade.
Segunda-feira 23:30hs:
Mortos de fome, decidem comer alguma coisa no restaurante do aeroporto, pedem um sanduíche de churrasco com queijo e uma limonada.
Terça-feira 04:35hs:
Se recuperam de uma intoxicação alimentar de proporções eqüinas, devido à carne estragada do sanduíche, no hospital Miguel Couto, depois de terem esperado horas para que o socorro chegasse e serem atendidos por uma enfermeira gorda, feia e mal
humorada.
Seria questão de dois dias, se não fosse pela cólera devida à limonada feita com água contaminada.
Domingo 17:20hs:
Saem do hospital e chegam próximos ao estádio do Maracanã. O Flamengo acabara de perder em casa para o Bangu, por 6x0. A torcida do Flamengo, confunde os terroristas com integrantes da torcida adversária e aplicam-lhes uma surra sem precedentes. O chefe da torcida é um tal de Pé de Mesa que abusa sexualmente deles.
Domingo 19:45hs:
Finalmente são deixados em paz, com dores terríveis pelo corpo e em algumas partes em particular - e vendo uma barraca de venda de bebida decidem se embriagar (uma vez na vida, mesmo que seja pecado!).
Tomam cachaça adulterada com metanol e voltam ao Miguel Couto. Os médicos também diagnosticam gonorréia (Pé de Mesa não perdoa!).
Terça-feira 23:42hs:
Os dois terroristas fogem do Brasil em um barco que roubam na Baía de Guanabara. Juram por Allah que não vão fazer atentados contra o Brasil, que preferem os Estados Unidos, onde as conseqüências são menores...
Ufa, que sorte!
quarta-feira, agosto 10, 2005
Da série:"Leandro também é cultura"
A palavra "vodka" significa "aguinha".
Vodka deriva de voda, ou seja, água nas línguas desse canto do mundo.
Pelo menos foi isso q eu ouvi, mas não coloco a minha mão no fogo!
terça-feira, agosto 09, 2005
segunda-feira, agosto 08, 2005
Verão??
Não tenho tanta certeza disso.
Hoje os termometros estão marcando 8 graus!!
sexta-feira, agosto 05, 2005
terça-feira, agosto 02, 2005
brincadeira...
Que fase!!!
domingo, julho 31, 2005
da série: "das aventuras de um sem-noção - Edição especial: Um Passeio na Croácia" & "Diário do fim de semana: ele voltou"
Sexta-feria passei na casa do Sebastjan só pra não ficar vendo TV e ele me convidou pra irmos ver um show cultural de uma banda Russa... chegando lá, atrasados como sempre, já tica acabado tudo. Resolvemos ir para o centro da cidade e tomar um café, e assim foi feito... mas, conversa vai, conversa vem, qdo vimos já era 1:00 A.M. Só nos demos conta do horário pq o Denis (carinha q divide ap com o Sebastjan) ligou pra ele convidando pra ir em um barzinho. Lá fomos nós... ficamos mais um tempo por lá e então veio a proposta "indecente".
Por volta das 2:00 A.M. o Denis fala:
- Vamos pra Croácia hj cedo? saimos pelas 3:30, acampamos por lá pra descançar e voltamos no fim do dia.
...como eu não tinha nada pra fazer no sábado disse que sim.
resumindo a missa... 3 e pouco da manhã, Denis e eu, estavamos dentro do carro rumo a Croácia (cidade de Novigrad), passamos pela fronteira e chegamos lá por volta das 7 horas. Dormi um pouco na praia mesmo e tentei aproveitar o dia :-)
Detelhe... dormi sobre uma pedra gigante com uma sombra legal :-)
Lá pelas 08:30 da manhã tomei meu primeiro banho no mar do mediterrâneo :-)
Por volta das 12:30 almoçamos e o Denis saiu pra dar uma caminhada "rápida"... esse rápido dele demorou umas 4 horas. Eu já estava ficando realmente preocupado qdo ele apareceu vermelho feito um camarão e disse q tinha deitado numa praia perto da qual estávamos e tinha dormido...
(pausa para comentários um tanto quanto sórdidos sobre as praias da Croácia)
1 - Não existe areia, só pedras.
2 - A água é limpa, tanto que é possível ver o fundo do oceano (mais pedras) em locais com mais de 2 metros de profundidade.
3 - A temperatura da água é agradável (como as praias de Floripa no verão - Jurerê).
4 - Não tem ondas.
5 - As pessoas vão pra água usando um tipo de sapato/sapatilha pra não escorregar/cortar os pés nas pedras.
6 - Top Less é permitido, mas só as "tias" (estou tentando ser educado) com mais de 50 anos praticam (pelo menos na praia onde eu estava)*
* verdadeira visão do mapa pro inferdo desenhado com carvão em um pedaço de couro de carneiro que pegou fogo.
(fim da pausa)
No começo da noite (por volta das 20:30 - ainda dia aqui) tomei um banho gelado de água doce no camping perto da práia onde estávamos e fui tomar um café. Nesse momento os "problemas" apareceram...
O Denis recebeu uma ligação do primo dele dizendo pra voltarmos pra Eslovênia e nos encontrarmos em Portoroz (uma cidade litoânea q lembra muito Balneário Camburiú, mas em proporção muito menor). Como eu estava no papel de caroneiro aceitei e viajamos mais 1 hora e pouco de volta pra Eslovênia (Portoroz). Nessa hora meu disconfiômetro já indicava q isso não seria legal... mas lá fomos nós.
Em Portoroz ficamos mais 1 hora zanzando pela cidade pra achar lugar pra estacionar, depois o Primo dele, um amigo e nós fizemos uma verdadeira "via-sacra" nos bares. Nessa altura do campeonato eu já parecia um zumbi (cansado pacas... mas não tinha mta escolha, na verdade não tinha nenhuma escolha). A minha decepção foi quando eu soube dos planos do Dênis... passar a noite acordado e dormir na praia no dia seguinte (domingo). O pouco de força q eu tinha se esvaiu.
Moral da história... depois de comer uma Pizza Bureck (nada mais que outro nome para um calzone) resolvemos descansar um pouco. Dormimos dentro do carro por 2 horas.
Quando acordei 5:30 da manhã de hoje (domingo) percebi q eu não tinha forças pra encarar mais um dia de praia, pior ainda foi quando eu soube que a intenção do Denis era de voltar para Liubliana só depois do cair do sol (por volta das 10 da noite). Nesse momento eu tomei uma das decisões mais sábias dos últimos tempos: voltar pra Liubliana o mais breve possível. E assim foi feito.
Depois de algum tempo, comuniquei o Denis e fui pra um ponto de ônibus. Uma viagem de pouco mais 30 minutos entre Portoroz e Koper (não tinha ônibus direto pra Liubliana).
Cheguei em Koper por volta das 7:30 da manhã e fui "abordado" por um taxista. Nos primeiros momentos fui informado que nos domingos não tem ônibus pra Liubliana na parte da manhã e o próximo trem sairia somente as 10:03 (preste atenção no detalhe dos 3 minutos). A proposta do digníssimo cidadão foi:
- Você me paga 80 (OITENTA!!!) Euros e em 1 hora vc estará em Liubliana
Sem comentários, 10:07, com 4 minutos de atraso, o trem partia de Koper (custo de um pouco mais de € 7,00).
13:00 horas eu estava em casa preparando o almoço.
sexta-feira, julho 29, 2005
Admiravel mundo pequeno (parte II)
Vamos aos fatos:
Ontem a tarde um carinha da Macedônia que está fazendo um estágio de 2 semanas aqui na Eslovênia veio falar comigo e contou que morou no Brasil por 6 meses... haaa adivinha onde? Floripa... até ai tudo bem... mas conversa vai, convesa vem, descobri que ele dividiu apartamento com um casal de irmãos de Fraiburgo (cidade do lado da minha cidade - Videira). Mais incrível do que isso é que eu conheço o tal rapaz de Fraiburgo... nós estudamos na mesma escola em Videira nos idos de mil novecentos e lá vai pedrada...
Eita mundo pequeno!!
quarta-feira, julho 27, 2005
terça-feira, julho 26, 2005
A merda branca...
Atualmente estou na fase de 12 de agosto...
Felizmente ainda não encontrei (nem quero encontrar) nenhum cervo pelo caminho
segue o texto abaixo:
Pennsylvania - Isto é que é vida
Agosto 12
Hoje me mudei para minha nova casa no estado da Pennsylvania. Que paz! Tudo aqui é tão bonito. As montanhas são tão majestosas. Quase que não posso esperar para vê-las cobertas de neve. Que bom haver deixado para trás o calor, a umidade, o tráfego, a violência, as enchentes, a poluição e aqueles brasileiros mal-educados de São Paulo. Isto sim que é vida!
Outubro 14
Pennsylvania é o lugar mais bonito que já vi em minha vida. As folhas passaram por todos os tons de cor entre o vermelho e o laranja. Que bom ter as quatro estações. Saímos a passear pelos bosques e pela primeira vez vi um cervo. São tão ágeis, tão elegantes, é um dos animais mais vistosos que jamais vi. Isto deve ser o paraíso. Espero que neve logo. Isto sim é que é vida!
Novembro 11
Logo começará a temporada de caça aos cervos. Não posso imaginar como alguém pode matar uma dessas criaturas de Deus. Já chegou o inverno. Espero que neve logo. Isto sim é que é vida!
Dezembro 2
Ontem à noite nevou. Despertei e encontrei tudo coberto de uma camada branca. Parece um cartão postal... uma foto. Saí a tirar a neve dos degraus e a passar a pá na entrada. Rolei nela e logo tive uma batalha de bolas de neve com os vizinhos (eu ganhei) e quando a niveladora de neve passou, tive que voltar a passar a pá. Que bonita a neve. Parecem bolas de algodão espalhadas por todos os lados. Que lugar tão bonito! Pennsylvania sim é que é vida!
Dezembro 12
Ontem à noite voltou a nevar. Que encanto. A niveladora voltou a sujar a entrada, mas bom... que vamos fazer, de todas maneiras. Isto sim é que é vida!
Dezembro 19
Ontem à noite nevou outra vez. Não pude limpar a entrada por completo porque antes que acabasse, já havia passado a niveladora, assim hoje não pude ir ao trabalho. Estou um pouco cansado de passar a pá nessa neve. Droga de niveladora! Mas, que vida!
Dezembro 22
Ontem à noite voltou a cair neve... Tenho as mãos cheias de calos por causa da pá. Creio que a niveladora me vigia desde a esquina e espera que eu acabe de tirar a neve com a pá para passar. Vá pra puta que pariu!
Dezembro 25
Feliz Natal branco, mas branco de verdade, porque está cheio de merda branca. Viado! Se pego o filho da puta que dirige esta niveladora, te juro que o mato. Não entendo porque não usam mais sal nas ruas para que se derreta mais rápido este gelo de merda.
Dezembro 27
Ontem à noite ainda caiu mais dessa merda branca. Já são três dias direto que não saio. Nada mais faço senão passar a pá na neve depois que passa a bosta da niveladora. Não posso ir a lugar algum. O carro está enterrado debaixo de uma montanha de merda branca. O noticiário disse que esta noite vai cair umas 10 polegadas a mais de neve. Não posso acreditar!
Dezembro 28
O idiota do noticiário se equivocou outra vez. Não foram 10 polegadas de neve... caíram 34 polegadas mais dessa merda! Vai tomar no cu! Seguindo assim, a neve não se derreterá nem no verão. Agora resulta que a niveladora quebrou perto daqui e o filho da puta do motorista veio me pedir uma pá. Que descarado ! Disse-lhe que já tinha quebrado 6 pás limpando a merda que ele me havia deixado diariamente. Assim, quebrei a pá na cabeça daquele imbecil. Que bosta. Que saco, Que caralho!
Janeiro 4
Ao fim hoje pude sair de casa. Fui buscar comida e um cervo de merda se meteu diante do carro e o atropelei. Caralho! O conserto do carro vai me sair uns três mil dólares. Estes animais de merda deviam ser envenenados. Oxalá os caçadores tivessem acabado com eles o ano passado. A temporada de caça deveria durar o ano inteiro.
Março 15
Escorreguei no gelo que ainda há nesta puta cidade e quebrei uma perna. Ontem à noite sonhei estar sob uma palmeira.
Maio 3
Quando me tiraram o gesso, levei o carro ao mecânico. Ele disse que o assoalho estava todo enferrujado por baixo por culpa do sal de merda que jogaram na ruas. Será que esses cornos não têm outra forma de derreter o gelo?
Maio 10
Mudei-me outra vez para São Paulo. Isto sim que é vida! Que delicia! Calor, umidade, tráfego, violência, enchente, poluição e falta de educação. A verdade é que qualquer um que imagine morar nessa Pennsylvania de merda tão solitária e fria é um retardado... ou viado, ou deve estar louco! Isto sim é que é vida!!!
segunda-feira, julho 25, 2005
Diferença Positiva
Frase acima de Wayne Diyer. O texto, abaixo, de Aldo Novak
Para sobreviver, o Homo sapiens ganhou um cérebro que funciona, basicamente da seguinte forma: tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação... e tende a crescer.
Isso é tão importante -- e primário -- que vou repetir para você: tudo aquilo que recebe sua atenção, ganha sua força e sua ação... e tende a crescer.
Apesar de parecer uma frase vaga e pouco técnica, ela está correta e precisamos entender o seu real significado em nossas carreiras, nossas empresas, nossa vida pessoal e nosso autocontrole. Leia a frase novamente: tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação... e tende a crescer.
Este simples mecanismo permitiu a construção da civilização como a conhecemos, incluindo nossos erros e acertos. Por que? Porque nosso cérebro não faz nenhuma distinção entre as coisas que queremos ou que não queremos. Ele somente se concentra em encontrar meios de obtermos aquilo que está em nossa cabeça, mesmo que seja o que não queremos. Por isso Wayne Dyer afirma: "Mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem"
Algumas pessoas acham que isso tem elementos esotéricos, paranormais ou de fé religiosa; não tem. Na verdade, é somente biologia darwiniana e matemática pura, pois a mente não tem meios de avaliar a qualidade relativa de cada um dos 50 mil pensamentos gerados diariamente pelos neurônios. Por isso ele, de modo simples e direto, ajuda você à conseguir aquilo em que você pensa. Sempre.
Se você pensa o dia inteiro em pobreza, nas dívidas para pagar, nas noites solitárias e nos defeitos das pessoas.... seu cérebro, obedientemente, vai procurar modos de conseguir mais daquilo em que você pensa. Você tenderá a conseguir mais falta de dinheiro, mais dívidas para pagar, mais noites solitárias e encontrará ainda mais defeitos em mais pessoas... Repito, isso não tem mágica envolvida, nem paranormalidade: só biologia e matemática.
É impossível explicar neuropsicologia em um texto de quinze parágrafos, mas observe se isso não ocorre em todo lugar. Tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação... e tende a crescer. Sejam pensamentos que ajudam ou atrapalham você.
Uma amiga, que praticamente cresceu comigo, repetia desde a adolescência que "não queria ser como o pai". Um dia, ela resolveu que precisava de terapia, e me contava como, durante muitos anos, as sessões giravam em torno da avaliação que ela fazia do pai e "como ela não queria ser como ele".
Um dia, muitos anos depois, nos reencontramos e a conversa acabou indo para o assunto predileto dela: "não queria ser como o pai". Deprimida, ainda sob terapia e, agora, tomando remédios, perguntei por que ela continava a falar disso; "porque eu preciso me entender, e entender essa minha raiva e os motivos pelos quais não quero ser como meu o pai. E agora estou pior, porque eu descobri que estou agindo e até pensando do mesmo modo que o meu pai. E isso me dá raiva de mim mesma!"
Quando ela começou com essa história, na adolescência, era somente um problema. Mas agora, depois de anos de pensamento concentrado, terapia com foco errado e desprezo pelas leis naturais, ela tinha conseguido: estava se tornando o próprio pai! Tudo aquilo que recebe sua atenção, ganha sua força e sua ação... e tende a crescer.
"Agora que você é coach, o que eu faço?", perguntou para mim. Olhei-a nos olhos e perguntei diretamente: "Você repete desde a adolescência que não quer ser como seu pai certo?". Ela me encarou e disse: "É... certo". Então, fiz a pergunta óbvia: "Então você quer ser como quem? Quem é seu modelo? em quem você gostaria de se espelhar?"
Ela me olhou, desconcertada. Pensou um pouco e disse: "Eu não sei com quem eu quero parecer, mas sei que não quero parecer com meu pai. Em todos esses anos de terapia, eu nunca pensei nisso, jamais pensei em quem eu queria ser...". Note que todas as frases que eu grifei, acima, tem o pensamento "quero ser como meu pai". O cérebro simplesmente despreza a palavra não (estou simplificando para efeito didático).
Tentei explicar o conceito de que tudo aquilo que recebe sua atenção, ganha sua força e sua ação... e tende a crescer, mas ela quase entrou em choque. "Pelo que você está dizendo, eu estou fazendo a coisa errada a minha vida toda! Todos os anos de terapia, todas as horas do dia em que falei com meus amigos sobre isso??? ". Sim, infelizmente sim.
Embora praticamente todos os livros de sucesso, e vários filosóficos e religiosos digam isso (com palavras diferentes), o impacto que este conceito pode ter, por aqueles que o entendem e o aplicam, é poderoso, seja dentro da cultura de uma empresa, uma equipe de trabalho, um casamento, um time e até dentro de nossa própria cabeça.
Tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação... e tende a crescer, por isso, faça como sugere Wayne Dyer: mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem.
Se você entender essa frase, começará a compreender, também, porque algumas pessoas ficam 20 ou 30 anos fazendo terapia, como minha amiga, e infelizmente, os problemas continuam lá. Maiores e piores.
NOTA: Há várias linhas terapêuticas diferentes. Me refiro, nesse texto, àquele tipo de terapia que trata do problema, não das que têm foco na solução. Problemas devem ser somente detectados, com o objetivo de estabelecer soluções, jamais devem ser seu foco de pensamento. Lembre-se: sua mente só lerá o "quero ser..."
Aldo Novak, autor do texto, é coach & conferencista.
Diretor da Academia Novak do Brasil (http://www.academianovak.com.br)
sexta-feira, julho 22, 2005
existe algo contra mim no quesito exercícios físicos - parte II
O resultado de jogar basquete com um tenis inapropriado foi: 2 bolhas embaixo de cada pé, uma bolha pequena no terceiro dedo do pé esquerdo e acho q quebrei e descolei a unha do dedão do pé direito... heheheh uia... especialmente este último dooooiii heheheh (obviamente só percebi isso tudo qdo fui tomar banho em casa)
Hoje está meio dolorido e estou andando com um pouco de dificuldade, mas nada que eu não supere ;-)
terça-feira, julho 19, 2005
existe algo contra mim no quesito exercícios físicos
Sábado de manhã eu estava realmente determinado a praticar algum tipo de exercício, mas como eu conheço poucas pessoas aqui e não sei por onde começar, escolhi o mais "fácil", correr.
Claro que o meu condicionamento não é dos melhores e após 5 minutos eu já estava ofegante e me sentindo um lixo hehehe mas tudo bem... consegui correr por volta de 10 minutos e decidi que todos os dias iria fazer o mesmo trajeto (sem exageros).
Domingo foi OK... corri e me senti bem, mas na segunda não consegui sair da cama (7:00) e ainda cheguei atrasado pra trabalhar... todo o corpo doia e parecia que nenhum músculo obedecia aos meus comandos.
Hoje, depois de um esforço gigantesco levantei da cama, calcei o tênis, desci as escadas e comecei a correr, acho q não percorri 100 metros e começou chover :-) mas o pior não foi isso, obviamente voltei pra casa, tomei um banho, café e após 15 minutos de trabalho eu olho pra fora e vejo um dia ensolarado e bonito...
Agora resta esperar o dia de amanhã e ver o que vai acontecer ;-)
segunda-feira, julho 18, 2005
que puxa Charlie Brown
Foi exatamente assim que eu me senti.
quarta-feira, julho 13, 2005
só pra constar...
Eu não fumo, eu não bebo, mas eu gosto de rock n' roll :-)
tenho dito.
terça-feira, julho 12, 2005
prazer, Leonardo
sexta-feira, julho 08, 2005
fim
Durante estes 14 dias muitas reuniões, muitos amigos, muita comida ruim e para alguns muita festa (sem contar as palestras)
quinta-feira, julho 07, 2005
eu tenho um problema com máquinas de lavar...
Desde que cheguei na Eslovênia eu já passei por 4 lugares diferentes. O primeiro e este último que estou agora têm máquina de lavar roupas, mas confesso que levei uma "lavada" (aproveitando o tópico) destas máquinas.
Acho q essas experiências foram um pouco traumáticas heheh, por exemplo ontem eu coloquei roupa pra lavar e depois de mais de uma hora a máquina ainda estava ligada. Vale salientar que eu não sou tão tapado assim... as instruções das duas máquinas estavam em eslovêno e não são nem um pouco intuitivas.
Resumindo... o cíclo de lavagem da máquina levou pouco mais duas horas pra terminar e provavelmente eu escolhi o mais longo :-)
... pelo menos agora eu aprendi.
quarta-feira, julho 06, 2005
pérolas :-)
Por falar em pérolas, este domingo proporcionou uma série delas:
(um brasileiro cantando) “...e vai rolar a festa, vai rolar, o povo do BECO mandou avisar” hehehe
terça-feira, julho 05, 2005
Admiravel mundo pequeno
Na semana passada, na segunda-feira para ser mais preciso, começou a Summer School que eu estou participando aqui na Eslovênia. No primeiro dia teve a abertura e fiquei sabendo que havia 2 brasileiros aqui (um brasileiro e uma brasileira), até ai nada de mais pq se trata de um evento internacional... porém, depois de conversar um pouco com essas pessoas as coincidênicas começaram a aparecer.
Sabe aquela história “eu conheço o amigo do meu vizinho que é tio do sobrinho em terceiro grau do fulano”? ... pois é, aconteceu mais ou menos isso, a brasileira que mora na Inglaterra estudou durante a graduação com um carinha que faz doutorado no mesmo departamento que eu em Floripa.
Mas isso não foi nada comparado com o outro... fui conversar com o brasileiro e ele contou que está morando em Portugal já fazia um ano, mais uma vez, conversa vai, conversa vem, fui descobrir que eu já conhecia ele do Brasil. Um pouco mais de um ano atrás eu fui para São Carlos visitar um laboratório na USP e esse mesmo brasileiro foi meu “guia” por 3 dias por lá :-)
quinta-feira, junho 30, 2005
quarta-feira, junho 29, 2005
fechado para balanço!
Estarei fazendo curso até a sexta-feira da próxima semana e sem mta previsão de tempo extra. Além disso, ainda tenho umas "super-tarefas" que acabaram caindo de para-quedas..
sexta-feira, junho 24, 2005
eu, por mim mesmo, num momento reflexivo-ranzinza...
Vez ou outra, por querer ou não, acabo entrando no perfil de algumas pessoas no orkut e me surpreendo com as coisas que eu vejo.
Explico melhor... Sempre achei, e ainda tenho uma conficção, que as comunidades que as pessoas fazem parte querem dizer (direta ou inderetamente) algo sobre a personalidade destas. Entretanto, em um belo dia ensolarado desses, no profile da pessoa "X" tinha uma comunidade chamada "odeio balãozinho", mas essa pessoa (particularmente conheço) foi uma das pessoas que mais praticou/fez "balãozinho" na vida (uau!!!).
Isso foi um verdadeiro choque (nem tanto...) e criou um paradoxo para mim, pois ora vc faz, ora vc condena... do tipo faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Ok, ninguém está aqui nesse mundo pra passar por santo (felizmente), mas, pelo menos, tenhamos um pouco de vergonha na cara antes de nos auto-rotularmos "sinceros/honestos/engraçados/corretos ou qqr outra coisa do gênero". Faça-me o favor!
abraços e bom final de semana.
quinta-feira, junho 23, 2005
ahhhhhh grrrrr!!!!!!
... é pq vcs nunca experimentaram cockta
.
Isso tem um gosto de melhoral infantil líquido... é muuuuuiiito enjoativo!!
Vale dizer que eu só comprei essa encrenca pq foi muito recomentdado grrrr
quarta-feira, junho 22, 2005
Daria certo no Brasil?
Queria ver as dondocas no Brasil abastecendo as suas BMWs e Mercedes hehehe
terça-feira, junho 21, 2005
12 horas sem tirar...
puts... to trabalhando ja fazem 12 horas e o pior é que eu não to mais conseguindo produzir hoje (também pudera).
que fase!
segunda-feira, junho 20, 2005
Agora a coisa começa a ficar feia!!!
Próxima sexta-feira (24/06) terei que sair do ap onde estou provisóriamente. Vou ficar num hotel até o domingo (26/06) - Preço 33,00 Euros/dia (o mais barato que encontrei, também é o mais longe onde eu trabalho, isso seria novidade??).
domingo (26/06) mudo para uma "casa de estudantes" que abre só durante o verão, pertinho do JSI, e fico ali por 10 dias, ou seja, até quarta-feira 06/07 - Preço 40,00/dia Euros quarto individual, 25 Euros/dia quarto com "duplo".
quarta-feira (06/07) mudo para um apartamento e ficarei lá até o dia 10/10 - Preço 15 Euros/dia
11/10 até 15/01/2006 vou para outro lugar (ainda não sei onde) e vou dividir o ap com um rapaz da Espanha. - Preço ?? Euros/dia.
Haja dinheiro pra tudo isso...
Show do U2? Show do Pink Floyd? MORREU!!
Respondendo alguns dos comments
Eu já havia lido algo sobre o live8live em Londres... o problema é que na última semana de junho e primeira semana de julho eu provavelmente estarei participando de uma Summer School aqui em Liubliana :-(
Por acaso neste mesmo final de semana (02/07/2005) tem o show do U2 em Vienna (mto mais perto do que em Berlin). Nem preciso dizer q sou mto mais fã de Pink Floyd do que U2, mas se eu for, provavelmente o mais viável em termos "logísticos" e financeiros terei q escolher U2 mesmo.
Bem... vamos aguardar e ver no q vai dar, se bobiar não vou em nenhum :-( mesmo assim a tentação é GRANDE!!! :-)
Abraços
domingo, junho 19, 2005
Primeiro mundo é outra coisa...
Que fase!!!
sexta-feira, junho 17, 2005
mais coisas "estranhas"...
Quando vc vai ao mercado, leve as sua sacola, caso contrário terá q pagar por uma sacola para transportar as suas compras.
quinta-feira, junho 16, 2005
Abençoada globalização
quarta-feira, junho 15, 2005
Hoje eu cansei...
Por aqui está tudo bem...
Hoje foi um pouco estressante porque eu tive q ir pro centro da cidade (mais ou menos 15 min. andando) pra abrir a conta no banco e tal, mas isso não foi nada.
O que mais me encheu o saco foi a CAPES. Toda hora eles pedem algo "novo" pra mandar... felizmente acho q agora está tudo certo. Perdi o dia todo com essa burocracia, mas acho q não terei mais problemas com isso.
Pretendo colocar uma foto nova todos os dias no Fotolog. Vamos ver até quando eu consigo fazer isso :-)
Até!
terça-feira, junho 14, 2005
Agora com Fotolog :-)
Uma imagem nova por dia.
Todos os dias da semana!
hehehe... parece comercial :-)
Prometo que, sempre que possível, vou colocar uma fotinha lá.
o endereço é http://www.fotolog.net/leandro_loss
Abraços.
Algumas coisas estranhas (pelo menos pra mim) na Eslovênia :-)
2 - Só ontem eu fui descobrir que vc pode ser multado em aproximadamente 40 Euros por atravessar a rua fora da faixa de pedestre.
3 - O serviço público deles é tão bagunçado quanto o nosso no Brasil.
4 - É possível perceber um leve toque de socialismo nas ruas... por exemplo, vários prédios e casas iguais, mas ao mesmo tempo um contraste com marcas como Coca-cola por todos os lados...
Que fase!!!
sexta-feira, junho 10, 2005
Da série: Das aventuras de um sem-noção - Notícias além mar!!
Finalmente cheguei na Eslovênia.
Nas primeiras 3 horas só uma pergunta permaneceu viva na minha cabeça: "o que diabos estou fazendo aqui" hehehehe confesso q umas 10 vezes por dia isso ainda me assobra. Segundo as más línguas essa fase dura 1 mês.... agora é esperar pra ver.
Bem... perguntas idiotas a parte, vamos contar as últimas notícias :-)
Viajei de Floripa para São Paulo e de São Paulo para Frankfurt (Alemanha). Os vôos foram bons e tranquilos e, por incrível que pareça, sem atrasos.
Depois de ficar mais de 4 horas no aeroporto de Frankfurt finalmente embarquei para a Eslovênia. Só pra vcs terem noção de como é grande aquele aeroporto, quando eu cheguei do Brasil eu andei uns 20 min e peguei um tipo de metrô pra me levar de um lado ao outro do aeroporto. Depois desembarquei do "metrozinho" e andei mais uns 10 min até chegar ao portão de embarque. Mas ainda não tinha acabado, na hora de embarcar peguei um ônibus que me levou até o avião (este avião bem vagabundinho por sinal).
Felizmente cheguei bem na Eslovênia... tive um pouco de enjôo na aterrizagem aqui, mas não foi nada sério. Só precisei respirar fundo ;-)
Acho q o enjôo foi devido ao lanche servido a bordo ou medo mesmo heheh
Logo ao desembarcar passei pela "polícia/alfândega" sem maiores problemas e fui pegar as minhas 2 malas. Tadinhas das malas... mal-tratadas e judiadas pelas companias aéreas.
Felizmente não tinha nada quebrado, só alguns arranhões. Só depois que eu cheguei em casa percebi que uma delas (a preta) estava sem o cadeado, porém não estava faltando nada. Deve ter quebrado no transporte.
Ao sair da área de desembarque encontrei o carinha que me esperava (Sebastjan). Bem gente boa ele... conversamos um pouco e depois ele me deixou no apartamento onde vou ficar provisoriamente.
Já no início da nossa conversa descobri que o clima aqui na Eslovênia é tão louco como o do Brasil. Hoje a temperatura era de 12 ºC (reletivamente frio por causa do vento), mas que ontem estava quente e passava do 30 ºC...
O apartamento que eu estou (sozinho) é bem bom... tem 2 quartos, uma sala, cozinha e banheiro. Parece que vou ficar aqui apenas por alguns dias, somente até eu encontrar um local em definitivo.
Depois que o Sebastjan saiu é que a coisa pegou... primeiro tentei ligar pra casa, mas o aparelho de telefone que tem aqui é uma mini-central telefônica com todos os comandos em Esloveno e eu não sei como fazer ligações internacionais dessa joça :-) De tanto fuçar encontrei um tipo de telefonista, mas o carinha que me atendeu não sabia falar Inglês e não entendeu o que eu queria dizer, fique a ver navios...
Passado momento "quero telefonar para casa a todo custo" (leia-se casa como pai/mãe e namorada) (que por sinal foi um fracassso completo), fui tentar tomar um banho... outro baile... quem diz que eu sei ligar aquele negócio do aquecimento central... eles não tem chuveiro elétrico aqui e eu nunca precisei ligar uma central de gaz... não fazia nem idéia de como operar. A solução foi bater na porta de um vizinho pra pedir ajuda, então veio um casal que mal falava inglês tentar me ajudar... pra resumir um pouco, eles mexeram em tudo e não descobriram como ligar a central de gaz (isso significa que eu não sou tãaaao tapado assim hehehe).
Já que eu não podia tomar banho, resolvi procurar algo pra comer. Andei uns 200 m do ap e encontrei um mercadinho, mas pra minha decepção eles não aceitam Euros como pagamento, apenas o Tóllar (moeda oficial aqui da Eslovênia). Assim acabei não comprando nada e voltando pra casa.
Depois de perambular no ap. descobri um negocinho muito parecido com um termostato na parede da sala. Liguei a "coisinha" e a central de gaz começou funcionar... hehehehe porém como eu não sei como aquilo funciona direito, antes de dormir eu desliguei tudo pra evitar maiores problemas.
...e aqui começa uma nova fase!!
P.S. - O país é lindo. Pelo menos por onde eu andei o trânsito é organizado e as estradas são bem pavimentadas/sinalizadas. Tem verde por todos os lados :-)
quarta-feira, junho 01, 2005
Das aventuras de um sem-noção
Uma das principais motivações para eu fazer o doutorado foi a possibilidade de sair do Brasil por um período (estudar/morar fora). Depois de meses e meses trabalhando, projetando, estressando, pesquisando e outros "andos" da vida, finalmente surgem os primeiros resultados.
Em agosto do ano passado eu comecei a escrever uma proposta de "Estágio doutorando" para enviar à CAPES. Depois de muitos atrasos finalmente em 20 de abril chegou a resposta do meu pedido :-) (teoricamente eu deveria ter a resposta em 31 de março... mas tudo bem) SIM... vou conseguir!!! O projeto foi aprovado pela agência, mas ainda não estava tudo certo, faltava o Visto. Entreguei a papelada no consulado e somente ontem fiquei sabendo que o meu pedido de Visto foi aprovado e está sendo encaminhado para mim.
Bem... pra encurtar a história, provavelemte na próxima quarta-feira, dia 08/06 eu estarei embarcando ruma à ESLOVÊNIA para passar 8 meses no JSI (Josef Stefan Institute).
Já antecipadamente peço desculpas pelo provável abandono (temporário) do blog. Não sei quais serão as condições de trabalho por lá e nem quanto tempo levará para eu me estabelecer :-) (ainda não tenho onde morar).
Prometo que assim que eu puder eu conto novidades.
Abraços para todos.
Leandro.
terça-feira, maio 31, 2005
Corrido
Que fase!!!
P.S. - Maldita gripe
quarta-feira, maio 25, 2005
back to 70's
Hoje assisti um cover de Janis Joplin... mto jóia.
terça-feira, maio 24, 2005
em que ponto chegamos...
Abaixo segue a programação do próximo sábado...
| Sábado - 28/5 |
|