domingo, julho 31, 2005

da série: "das aventuras de um sem-noção - Edição especial: Um Passeio na Croácia" & "Diário do fim de semana: ele voltou"

Amanheceu, peguei a viola, botei na sacola e fui viajar... (trilha sonora do programa "A Viola e o cantador" da rede globo lá pelos idos de mil novecentos e sabe lá o que...heheh)

Sexta-feria passei na casa do Sebastjan só pra não ficar vendo TV e ele me convidou pra irmos ver um show cultural de uma banda Russa... chegando lá, atrasados como sempre, já tica acabado tudo. Resolvemos ir para o centro da cidade e tomar um café, e assim foi feito... mas, conversa vai, conversa vem, qdo vimos já era 1:00 A.M. Só nos demos conta do horário pq o Denis (carinha q divide ap com o Sebastjan) ligou pra ele convidando pra ir em um barzinho. Lá fomos nós... ficamos mais um tempo por lá e então veio a proposta "indecente".

Por volta das 2:00 A.M. o Denis fala:
- Vamos pra Croácia hj cedo? saimos pelas 3:30, acampamos por lá pra descançar e voltamos no fim do dia.

...como eu não tinha nada pra fazer no sábado disse que sim.

resumindo a missa... 3 e pouco da manhã, Denis e eu, estavamos dentro do carro rumo a Croácia (cidade de Novigrad), passamos pela fronteira e chegamos lá por volta das 7 horas. Dormi um pouco na praia mesmo e tentei aproveitar o dia :-)
Detelhe... dormi sobre uma pedra gigante com uma sombra legal :-)

Lá pelas 08:30 da manhã tomei meu primeiro banho no mar do mediterrâneo :-)


Por volta das 12:30 almoçamos e o Denis saiu pra dar uma caminhada "rápida"... esse rápido dele demorou umas 4 horas. Eu já estava ficando realmente preocupado qdo ele apareceu vermelho feito um camarão e disse q tinha deitado numa praia perto da qual estávamos e tinha dormido...

(pausa para comentários um tanto quanto sórdidos sobre as praias da Croácia)
1 - Não existe areia, só pedras.
2 - A água é limpa, tanto que é possível ver o fundo do oceano (mais pedras) em locais com mais de 2 metros de profundidade.
3 - A temperatura da água é agradável (como as praias de Floripa no verão - Jurerê).
4 - Não tem ondas.
5 - As pessoas vão pra água usando um tipo de sapato/sapatilha pra não escorregar/cortar os pés nas pedras.
6 - Top Less é permitido, mas só as "tias" (estou tentando ser educado) com mais de 50 anos praticam (pelo menos na praia onde eu estava)*

* verdadeira visão do mapa pro inferdo desenhado com carvão em um pedaço de couro de carneiro que pegou fogo.

(fim da pausa)

No começo da noite (por volta das 20:30 - ainda dia aqui) tomei um banho gelado de água doce no camping perto da práia onde estávamos e fui tomar um café. Nesse momento os "problemas" apareceram...

O Denis recebeu uma ligação do primo dele dizendo pra voltarmos pra Eslovênia e nos encontrarmos em Portoroz (uma cidade litoânea q lembra muito Balneário Camburiú, mas em proporção muito menor). Como eu estava no papel de caroneiro aceitei e viajamos mais 1 hora e pouco de volta pra Eslovênia (Portoroz). Nessa hora meu disconfiômetro já indicava q isso não seria legal... mas lá fomos nós.

Em Portoroz ficamos mais 1 hora zanzando pela cidade pra achar lugar pra estacionar, depois o Primo dele, um amigo e nós fizemos uma verdadeira "via-sacra" nos bares. Nessa altura do campeonato eu já parecia um zumbi (cansado pacas... mas não tinha mta escolha, na verdade não tinha nenhuma escolha). A minha decepção foi quando eu soube dos planos do Dênis... passar a noite acordado e dormir na praia no dia seguinte (domingo). O pouco de força q eu tinha se esvaiu.

Moral da história... depois de comer uma Pizza Bureck (nada mais que outro nome para um calzone) resolvemos descansar um pouco. Dormimos dentro do carro por 2 horas.

Quando acordei 5:30 da manhã de hoje (domingo) percebi q eu não tinha forças pra encarar mais um dia de praia, pior ainda foi quando eu soube que a intenção do Denis era de voltar para Liubliana só depois do cair do sol (por volta das 10 da noite). Nesse momento eu tomei uma das decisões mais sábias dos últimos tempos: voltar pra Liubliana o mais breve possível. E assim foi feito.

Depois de algum tempo, comuniquei o Denis e fui pra um ponto de ônibus. Uma viagem de pouco mais 30 minutos entre Portoroz e Koper (não tinha ônibus direto pra Liubliana).
Cheguei em Koper por volta das 7:30 da manhã e fui "abordado" por um taxista. Nos primeiros momentos fui informado que nos domingos não tem ônibus pra Liubliana na parte da manhã e o próximo trem sairia somente as 10:03 (preste atenção no detalhe dos 3 minutos). A proposta do digníssimo cidadão foi:
- Você me paga 80 (OITENTA!!!) Euros e em 1 hora vc estará em Liubliana

Sem comentários, 10:07, com 4 minutos de atraso, o trem partia de Koper (custo de um pouco mais de € 7,00).

13:00 horas eu estava em casa preparando o almoço.

Nenhum comentário: