sexta-feira, fevereiro 20, 2009

momento nostalgico

--- conversa no MSN ---

Eu: tudo joia e contigo?
Amigo: Mais bijouterias que jóia, mas tudo bem. está na França?
Eu: hehe
Eu: ainda estou
Amigo: que ruim, né?
Amigo: que bacana! E tem muito colono ai também?
Eu: mais ou menos hehehe
Eu: soh não consigo identificar pelo sotaque ainda
Amigo: kkkkk
Eu: to pertinho da Italia
Eu: umas 2 horas e meia de trem
Amigo: e ai? não vai conhecer?
Eu: fui em dezempro pra lah
Amigo: de que regiom lá de baixo?
Eu: fui pro norte
Amigo: que bonito!
Amigo: má que inveza!
Eu: mas os nene son tudo mal educado
Amigo: malinducado quenem os daqui?
Amigo: ou pelhor?
Eu: pelhor
Amigo: ma dio!
Amigo: ansim nom dá!
Eu: tudo culpa dos fio do Zoon
Amigo: tropa de jaguara! Nem quisero te oferrece salamo e quezo e vino?
Eu: eu disse pra nona q aqueles pia nao errram de confiança
Amigo: má! dexe que zizus castiga eles!
Eu: êeee ma se tiver q esperar morer, tam lascado
Eu: purrra buxa
Amigo: kkkk
Amigo: verdade. Faça o seguinte: espere um dia de noite e vá lá e robe tudos os miio deles e depoiis convide eles pra vim come o miio sem sabe que é deles!
[20:11] Amigo: agora chega de besteira! Vai trabalha e estuda nene!
Eu: ma pia!!!! a nona non te disse q axim é feio?
Eu: são 20:10
Amigo: ma 4 hora das tarde aqui. Nem venha me engana, pia!
Eu: hahahaha

4 comentários:

Rui Jorge disse...

Xacrramento!!

Aline disse...

Tipo, não entendi nada!=\
"Duh, loira"...tá, concordo!!!

Alexandre Savaris disse...

Essa tinha que ter em áudio...

Leandro disse...

hahahah eu sabia que esse post ia dar nisso :-)

Vou tentar explicar pra Aline e pra qualquer outra pessoa que ficar perdida na historia.

Na verdade, soh vai entender o conteúdo do post sem uma explicação detalhada quem nasceu no oeste do Parana, interior de do Rio Grande do Sul, meio-oeste e extremo-oeste (como escreve isso com a nova regra ortográfica?!?) de Santa Catarina, ou quem jah conviveu com pessoas dessas regiões - como é o caso do Rui (primeiro comentário).

Nas regiões supracitadas (bonito!!!) existe uma forte influência italiana e alemã, tanto na cultura, quanto na forma de falar.

Em muitos locais, principalmente nas cidades pequenas, as pessoas acabam falando com um sotaque BEM carregado, por exemplo:bastantE leitE quentE e não bastantI leitI quentI (entre outras coisas); e com alguns erros gramaticais.

Para ter uma idéia de como seria conversa, vc precisa ler em voz alta exatamente como estah escrito.

legenda:
regiom = região
má = mas
inveza = inveja
os nene = as pessoas ou as crianças, depende do contexto
quenem = como
ma dio = meu Deus!!
ansim nom dá = assim não dá
dos fio do Zoon = dos filhos do João
jaguara = cachorro
oferrece = oferecer
salamo e quezo e vino = salame, queijo e vinho
nona = avoh
zizus = Jesus
purrra buxa = expressão que indica algo desconfortável, como "isso é bucha de canhão" ou "que droga"