terça-feira, novembro 17, 2009

I feel sLOVEvenia (parte I)

Algumas pessoas daqui sabem que eu já morei na Eslovênia (entre junho de 2005 e janeiro de 2006). Foi la' que eu tive a primeira experiência real de vida na Europa e claro, nem tudo foi perfeito ;-)

Desde que eu sai de la', nunca mais tinha voltado pra rever o lugar e alguns (bons) amigos. Felizmente na semana passada, depois de uma novela, finalmente isso foi possível.

Capitulo 1: Vamos para a Eslovênia?
Numa conversa casual eu comentei com um carinha da Macedônia e com outro amigo da minha vontande de voltar pra Eslovênia. Os dois gostaram da idéia e então começamos a planejar a viagem. Tentamos de tudo mas, como de costume, nada deu certo.

A primeira tentativa foi o avião. Mesmo o Aeroporto de Nice sendo o segundo mais movimentado da França, não existem vôos diretos daqui para Ljubljana. A solução seria voar com Lufthansa ou AirFrance, mas os preços eram astronômicos (todos acima de 500 €). Ainda pensando em ir de avião, tentamos as empresas Low Cost (EasyJet e RyanAir). Em todos os casos seria necessário passar uma noite ou em Londres ou em Dublin, tanto na ida quanto na volta. O barato sairia caro e nós iriamos perder praticamente 3 dias e meio de viagem nessa historia (so' com deslocamento).

Depois de alguns dias buscando opções, encontramos um vôo que iria de Nice a Viena. De la' seria fácil, pois a viagem de trem dura algo em torno de 01:30 h. Quando chegamos ao acordo sobre as datas e os valores, descobrimos que a empresa aérea que fazia este vôo estava falindo e cancelando todos os vôos (#fail).

Outra alternativa seria alugar um carro e ir dirigindo daqui até la'. O tempo de viagem seria algo em torno de 10 horas. Liga aqui, pesquisa ali, pega informações de la' e nada. Nenhuma empresa de locação de veículos na França tem seguro que cobre viagens para a Eslovênia. O detalhe é que a Eslovênia deve ser um lugar 300% mais seguro que a França, vai entender...

Procuramos também o bom e velho "latão" (vulgo ônibus). Finalmente uma opção que funcionaria bem, mas não foi possível pois não existem ônibus que saem todos os dias de Nice para Ljubljana (sim, até ai é compreensível) e mais uma vez os dias em que havia ônibus não era possível para algum de nós viajar (restrições com o trabalho).

Ultima alternativa (e não tão barata) foi viajar de trem. Investiga daqui, olha dali, compara preços (caro!) e 5 dias antes da data programada, compramos as passagens. Nessa historia toda, o colega da Macedônia ja' havia desistido de viajar e pra falar a verdade eu ja' estava desanimado. Se não fosse o meu outro amigo eu teria deixado pra outra oportunidade.

Munido de Cartão de Crédito e celular (com inúmeros telefonemas entre o meu amigo e eu para acertar os detalhes), finalmente comprei os bilhetes de trem:

Ida:
11/11/2009 - 10:02 Nice Ville - Milano Centrale - 14:50
11/11/2009 - 16:35 Milano Centrale - Veneza (S. Lucia) - 19:10
11/11/2009 - 21:20 Veneza (S. Lucia) - Ljubljana - 01:42

Volta:
15/11/2009 - 02:30 Ljubljana - Veneza (Mestre) 07:04
15/11/2009 - 07:16 Veneza (Mestre) - Milano Centrale - 09:25
15/11/2009 - 11:10 Milano Centrale - Nice Ville - 15:59

(continua...)

3 comentários:

Desabafando disse...

Ah, meu deus...já estou ansiosa pelos próximos capítulos dessa aventura...rsrsrs....

Estava sumido, já estava sentindo falta dos seus posts e comments.:-)

Arthurius Maximus disse...

Mais uma daquelas sagas engraçadíssimas e cheias de percalços? Vamos aguardar o desfecho...

Anônimo disse...

Vc tá tão diferente da outra foto...quase não conheci!!!