quinta-feira, maio 21, 2009

Indo pro inferno e voltando (com vida)

No post Pé frio? não, é soh impressão sua... eu comentei sobre os problemas de ir até a "Prefecture de Nice", uma verdadeira amostra grátis do inferno. Pois bem, o fato é que mais uma vez eu tive que enfrentar a maratona pra poder renovar o meu visto "Titre de Séjour".

A diferença é que dessa vez estava tudo certo. Liguei no departamento que atende exclusivamente pesquisadores (chique!!) e marquei um horário: quarta-feira, 20 de maio de 2009 as 09:00 am. Depois disso emiti uma "ordre de mission" que autoriza a minha saída da empresa para lidar com esses assuntos e reservei o carro da empresa (das 07:00 am até as 13:00). Tudo seria bem mais facil, certo?

Errado!!!

Ontem eu fui o primeiro a chegar na empresa (07:15), mas como eu sabia onde os documentos e a chave do carro ficam, nem me preocupei. Ja' na minha sala, liguei o computador, apaguei um meio-incêndio e então fui em busca das coisas necessárias para ira a Nice. Para a minha surpresa, a chave e os documentos do carro não estavam la'. Voltei pra minha sala e esperei até a pessoa responsável pela parte da logística chegar. Quando o tiozinho chegou, ele me disse alguém havia saído com o carro no dia anterior e não havia retornado ainda. Tentamos ligar para o celular do individuo, mas nada... so' caixa postal. Nessa hora eu ja' estava P da vida, mas não tinha o que fazer senão esperar.

Por volta das 8:45 o tal carinha que havia saído com o carro chegou. Peguei as chaves e os documentos e me encaminhei pra Nice. Normalmente o trajeto Sophia Antipolis - Nice leva uns 25 ou 30 min. Ainda de dentro da garagem liguei para a "Prefecture" e falei com a pessoa que iria me atender. Expliquei pra ela que havia ocorrido um pequeno imprevisto e perguntei se havia algum problema de chegar atrasado. Felizmente tudo estava bem, era so' chegar, ir na recepção e pedir pra falar com ela (um problema a menos).

Como se não bastasse o atraso na saída, logo depois do pedágio de Antibes (inicio do caminho) a estrada estava toda parada. Era um congestionamento gigante (so' pra ter noção a auto-estrada tem 3 pistas e todas estavam paradas). Foram necessários 20 minutos para eu poder sair do lugar, mas mesmo assim o trânsito continuou caótico, oscilando entre 10 Km/h e 90 Km/h isso sem contar os motoqueiros-mágicos aparecendo de lugares improváveis.

Na entrada de Nice ainda havia um acidente. Depois de mais uns 5 minutos parado no trânsito consegui chegar ao lado da "Prefecture". Fase 1: chegar a Nice - OK, então começou a Fase 2, achar lugar pra estacionar. Ao lado da prefeitura tem um estacionamento de 4 andares, mas como eu cheguei meio tarde o estacionamento estava lotado. Havia então apenas 2 alternativas: 1 - Aplicar a "arte de estacionar" (consiste em você colocar o carro em locais humanamente impossíveis e as vezes desafiar as leis da fisica) ou 2 - Esperar, como outros veículos ja' faziam, alguém sair do estacionamento para que eu pudesse entrar. Acabei escolhendo a opção 2, até pq do jeito como eu sou sortudo, se eu aplicar os ensinamentos da "arte de estacionar", eu provavelmente terei que pagar uma multa de trânsito. Resultado: foram mais 10 minutos esperando na fila pra entrar no estacionamento e outros 15 minutos pra encontrar uma vaga.

Veio então a Fase 3: burocracia. Enfrentei outra fila para chegar na recepção (mais ou menos outros 15 minutos). Depois de alguns telefonemas, me mandaram esperar do lado de uma portinha. Mais alguns minutes até que uma senhora apareceu, chamou o meu nome, pegou os papeis, pediu para eu aguardar sentado (mal sinal) e desapareceu porta adentro.

Enquanto eu esperava sentou do meu lado esquerdo uma senhora com uma criança de colo e do outro lado um casal com uma criancinha de 3 ou 4 anos. Eu gosto de criança, mas naquela altura do campeonato, um neném de colo chorando na direita e uma espoleta que chutava tudo e todos ao seu redor, ja' estavam me tirando do meu estado "Zen". Obviamente que não poderia acontecer so' isso... a mãe do neném ainda teve que trocar a fralda da criaturinha e, como se pode imaginar, o odor não foi dos melhores.

Decidi levantar e esperar em pé longe daqueles "anjos". Outros 25 minutos de espera até a senhora voltar com alguns papéis pra eu assinar. De "brinde" ainda ganhei um visto provisório (três meses) até que o meu "Titre de Séjour" esteja pronto. Em menos de 90 dias (em teoria) eles vão mandar uma carta com o endereço do local onde eu devo retirar a o "Titre de Séjour" novo (provavelmente em Nice).

Pra fechar a odisséia com chave de outro (ainda não acabou) eu não encontrei a saída para a auto-estrada e voltei por dentro das cidades. Isso acabou me custando outros 40 minutos de trânsito, motoristas barbeiros e gente meio estressada. Pelo menos as músicas que tocavam no rádio eram boas...

2 comentários:

Desabafando disse...

rsrsrsrs....é sempre assim! Quando uma coisa começa a dar errado, parece que todo o resto também! Sugiro que quando tiver que voltar lá já saia de casa de madrugada...ou durma na porta...rsrsrsrs...ri muito do post!
Pelo menos vc não é daqueles que estaciona o carro em lugares improváveis...rsrsrs...quando estive em Paris, vi carro estacionado em cada lugar absurdo que até Deus duvidava.

Aline disse...

Se desse tudo certinho não seria você! Rs! ;)