terça-feira, maio 05, 2009

Eu e a minha vida pseudo-esportista

Sábado passado eu fui praticar arborismo (como eles chamam aqui AccroBranche).

Tudo começou com um amigo dizendo:
- E ai? ta' afim de fazer AccroBranche?
- Que diabo é isso?
- ...?!?!

... passado o momento ignorância (da minha parte) eu adotei a filosofia "se me convidar por educação, vc ta' ralado, pq eu vou dizer SIM".

Sábado: 13:15 depois de vagar por alguns minutos na cidade de Villeneuve-Loubet, chegamos ao local correto. La' encontramos outras 4 pessoas (todos ingleses) e um francês, por sinal, este ultimo foi muito simpático. O francês chegou, cumprimentou dois dos ingleses, olhou para os outros 2 ingleses sem dizer nada e ignorou completamente o meu amigo e eu, mas tudo bem... (educação é algo que vem do berço mesmo).

Entregamos os ingressos e pegamos as bicicletas. Foram 15 minutos de uma trilha tranquila e plana até chegar ao local das instruções. Ouvimos como funcionam as regras de segurança e colocamos todo o material necessário: cadeirinha, capacete e luvas. Depois do treinamento básico começou a grande experiência.

Foram 36 obstáculos em aproximadamente 2h e 30 min que incluíram tirolesas, cabo-de-aço, redes suspensas e parede vertical.
Ja' nos primeiros 10 minutos as pernas começaram a tremer, foi logo depois de subir uma escada de corda e fazer uma tirolesa pequena. Nos estávamos uns 8 metros de altura do chão e o obstáculo era caminhar entre uma árvore e outra segurando num cabo-de-aço e pisando numa espécie de escada feita de cordas e madeira (na horizontal).

Nessa hora a garganta ja' estava seca e as pernas balançavam mais do que bambu em dia de vento. Depois de algum tempo eu descobri que o tênis que eu estava calçando não era o ideal para praticar o tal esporte. Alguns dos obstáculos exigiam um leve subida e o tênis vivia escorregando.

O ponto mais legal foi uma tirolesa de 140 m. As tirolesas eram as mais tranquilas, o problema era chegar até elas :-)
Confesso que em alguns momentos eu me senti nas "Olimpíadas do Faustão". Pra completar a formula, so' faltou um maluco com um canhão atirando bolas em mim.

Claro que durante todo o percurso eu pensei em desistir umas 25.000 vezes, mas a teimosia foi maior do que este que vos escreve e eu continuei.

O local mais critico do percurso foi quanto tivemos que andar uns 20 em um paredão. Sabe aquelas paredes de escalada que tem umas (literalmente) pedrinhas onde a pessoa se segura? Foi exatamente isso. Imagine a cena: paredão de uns 15 metros de altura e o Leandro pendurado la' sem conseguir sair do lugar.

Não poderia piorar, né? Poderia sim. Além de não saber como ir adiante e não ter como voltar, não tinha ninguém pra dar instruções por perto e a minha perna esquerda começou a tremer, mas não foi uma tremidinha... ela balançava mais do que rabo de cachorro que não vê o dono a mais de 30 dias. Então eu parei, respirei fundo e disse alto e em bom tom:
- Agora FUDEU!!!

Aparentemente isso me deixou mais tranquilo e eu consegui ir adiante, mas obviamente a pergunta "o que diabos eu estou fazendo aqui?" não saia da minha cabeça.
So' depois de passar pelo paredão que eu vi que havia um caminho alternativo e menos difícil, mas nem me estressei, ja' que é óbvio que Murphy não iria deixar eu escolher o mais fácil mesmo.

Praticamente todos os outros obstáculos foram "fáceis" se comparados com o paredão, salvo o ante-penúltimo. Na verdade esse obstáculo nem era tão difícil, mas como eu estava hiper-mega-cansado, a coisa ficou meio complicada. A idéia era atravessar entre uma parede na rocha até uma rede feita de cordas pendurado numa corda (no melhor estilo Tarzan) e segurar nessa rede, depois (ainda pendurado na rede) ir até uma árvore a esquerda. Por sorte eu consegui passar sem maiores problemas.

No final do percurso pegamos as bicicletas novamente e voltamos ao ponto de partida.

No sábado eu não senti muito os reflexos da brincadeira, mas domingo e segunda foi difícil. Eu redescobri alguns músculos no meu braço, na minha barriga e nas minhas costas, mas no fim das contas valeu a pena e eu acho que eu faria de novo (daqui uns 6 meses, no mínimo) :-)

aqui, aqui e aqui vocês podem ver três videos que eu achei no YouTube sobre o AccroBranche em Villeneuve-Loubet.

Enjoy!

3 comentários:

Aline disse...

Eu diria que você também procurou confusão, rs. Pensei que tivesse que pegar leve nessas coisas por causa da mão (olha eu parecendo mãe).

Arthurius Maximus disse...

Muito louco!

Adorava programas assim. Mas, com o passar do tempo e o aumento da violência por aqui, acabamos deixando as trilhas na floresta da Tijuca e as escaladas na Pedra da Gávea no passado. Uma pena...

Leandro disse...

Na verdade eu não procurei confusão, isso foi ignorância pura mesmo :-)

No arborismo não tem nenhum tipo de exercicio que possa prejudicar a minha mão (felizmente).

Mesmo assim vc tem razão Aline, tenho que prestar mais atenção antes de me meter nessas coisas hehehe