sexta-feira, junho 26, 2009

Paris je t'aime



Depois de mais de um ano morando na França, finalmente visitei Paris. Aqui no sul o pessoal costuma dizer que a melhor época do ano para visitar Paris é durante o verão. Segundo eles, essa é a época que todos os parisienses estão viajando ;-)

Sem duvida alguma a cidade é bonita e charmosa e, para minha surpresa, os parisienses em geral foram educados e prestativos, mas a cidade em si me sacaneou (e isso é novidade?!).

Quarta-feira: 17/06 cheguei em na "cidade luz" e fui de um aeroporto ao outro para encontrar um casal de brasileiros (amigos meus) que estavam chegando. Apesar do tempo estar bom, esse foi um dia praticamente perdido pq teve a espera no aeroporto, o empenho pra achar a estação de trem e depois a função toda para chegar no hostel. Na pratica visitamos apenas a igreja do Sacre Coeur.

Quinta-feira o dia amanheceu nublado, então resolvemos deixar a Torre Eiffel para mais tarde. Andamos o dia todo e nos momentos em que o sol abriu ou nós estávamos perdidos ou longe da dama de ferro. Acabamos deixando a visita mais uma vez para o outro dia.

Sexta-feira amanheceu mais nublado ainda, então decidimos visitar o Museu do Louvre ja' que não poderíamos deixar de ver a Monalisa.* O detalhe é que depois que entramos no museu o sol apareceu forte e radiante no céu acima da pirâmide de vidro.

O sábado finalmente amanheceu ensolarado e partimos direto em direção à torre. Depois de uma passada rápida no museu de arquitetura (a pedido da namorada do meu amigo) entramos na fila para subir na torre e foi nessa fila começou o nosso calvário.

Como era de esperar, a fila era gigante e a cada 5 minutos eramos abordados por um vendedor oferecendo chaveiros e miniaturas da torre. No começo vc até consegue ser educado, mas depois da décima vez dizendo não, a paciência começa a se esvair.

Como de costume, o meu para-raio-de-loucos estava ligado e logo atrás havia uma família de italianos com 2 crianças. Digamos que o menino (com aproximadamente 8 anos de idade) era a personalização do capeta com o bicho-carpinteiro. O cramiuãozinho não parou um minuto, e olha que nós ficamos na fila por mais de 1 h e 30 min. Passado esse tempo, finalmente conseguimos comprar o bilhete, mas depois da compra ainda tivemos que esperar mais uns 10 minutos para ter acesso ao elevador. Um pouco antes disso o tempo nublou e faltando 3 metros para ter acesso a porta do elevador começou a chover.

Com o ingresso na mão e na porta do elevador não tinha mais como desistir: entramos e o mundo caiu em forma de chuva. Ao chegar no segundo andar, além da chuva havia o vento frio. Corremos em direção ao segundo elevador para ir ao topo da torre. Pelo menos no terceiro nível era tudo fechado (pra evitar que algum maluco se jogue la' de cima e fique famoso por 15 minutos). O problema é que com a chuva e a quase 300 metros de altura** não conseguimos ver muita coisa da cidade. Ficamos la' uns 30 minutos tentando identificar alguns pontos famosos e esperando o tempo melhorar, mas não tivemos muito sucesso.

Na descida outra espera e, se não me falha a memória, depois de uns 40 minutos (mais uma fila) estávamos outra vez na base da torre. Para a nossa surpresa, ao chegar la' embaixo a fila era praticamente inexistente (algo em torno de umas 50 pessoas) e as nuvens estavam dando passagem ao sol.


* sou bem turista
** a torre tem 324 m de altura no total.

3 comentários:

Desabafando disse...

ai...que pena...mas vc é azarado hein! Subir na Torre eiffel foi uma das coisas mais maravilhosas que já fiz na vida...eu tive sorte, subi num dia de verão, com um calor gostoso, nem me importei com a fila, afinal eu estava ali! E a vista do alto é a coisa mais incrível não? tenho só boas recordações dessa cidade...qualquer dia me aventuro a postar alguma foto ou história! rsrsrs....

Aline disse...

Queria tanto uma dessas chuvinhas de verão. Aqui não chove, mas só falta nevar.

Arthurius Maximus disse...

Paris é Paris de qualquer jeito.