sábado, dezembro 04, 2004

A saga de um passaporte

Então, fui encaminhar o passaporte!!!

Primeira etapa: Encontrar a documentação necessária! Depois de virar e revirar algumas gavetas lembrei que o meu certificado de reservista estava na casa dos meus pais. Liguei para minha mãe e pedi pra ela mandar pelo correio, paralelo a isso fui tirar as fotos, comprar guias e formularios.

Segunda etapa: preencher a papelada (até que não é tão difícil assim).

Terceira etapa: pagar as taxas e entregar a documentação na PF.

Detalhe, agluém me disse q tinha um posto do BB na superintendência da PF e eu poderia pagar a taxa lá, caso tivesse alguma coisa preenchida errado o caixa saberia indicar. Então lá fui eu.

Quarta-feira: Acordo mais cedo e vou de carona com um colega meu até perto da PF, depois de andar uns 10 min cheguei ao prédio exatamente as 8:00 a.m. Lá descubro que o setor de passaporte abre somente as 8:30. Depois de esperar 1/2 hora descobri que o posto do BB (que segundo me informaram funcionaria no mesmo horário da PF) abriria somente as 10:00.
Sai da PF e fui até a minha casa (caminhada de 30 min, mais ou menos). Peguei o carro e fui pra UFSC. As 9:50, voltei até a PF (dessa vez de carro ;-)) e fui pagar a taxa no bendito banco.

O banco: Acho que tinha umas 15 pessoas na minha frente, pelo menos umas 14 pessoas estavam estressadas e reclamando que o banco ainda não estava aberto. Não bastasse isso, ainda apareceu uma "velhinha" argentina reclamando da fila... tá, idoso tem preferência, mas ficar enchando o saco de quem tá na fila é fod@. Finalmente consegui pagar a bendita taxa, ufa!!!

A senha: Saindo do posto do BB peguei a senha pra ser atendido (obviamente as 15 pessoas que estavam na minha frente na fila do banco estavam lá). Finalmente chegou a minha vez.

Os documentos: Estava quase tudo certo... mas... como o meu título de eleitor ainda está com o endereço da casa dos meus pais no interior do estado e eu justifiquei o voto na última eleição, não consegui provar que eu estou em ordem com as minhas obrigações eleitorais (essa história de necessitar uma "certidão do TRE" não consta na página da PF).

TRE: Saio do prédio da PF e vou ao centro de Floripa pra garimpar o TRE (na PF eles não sabem endereço). Depois de andar um pouco encontrei o prédio (estacionei na frente). Comprei um cartão de estacionamento e me encaminhei à porta, mas para minha surpresa a porta estava fechada. Ali tinha um cartaz dizendo "A partir do dia 04/11/2004 o horário de atendimento será das 12:00 às 19:00" era 11:00 a.m.

O que fazer: Passado o momento de indignação parei pra pensar nas possibilidades:
1) Ficar esperando
2) Ir pra UFSC e voltar pro centro.
a primeira opção pareceu mais interessante... assim, sai na busca de um lugar técnicamente descente pra almoçar... almocei, comprei mais um cartão de estaciomento e fiquei esperando na frente da porta do TRE.

TRE (parte 2): Quando o TRE abriu eu peguei uma das primeiras senhas e logo fui atendido. A moça foi bem educada e tal... porém no momento de imprimir a "certidão" que prova que eu cumpri as minhas obrigações eleitorais "deu pau" na impressora (grrr). Mais 1/2 hora esperando e sai com o documento que faltava.

PF: Finalmente chego na PF, pego senha (sim, mais uma vez) e sou atendido. Agora sim, depois de esperar 48 horas, poderei ter o meu passaporte!

Nenhum comentário: