segunda-feira, agosto 10, 2009

A qualidade na prestação do serviço

Ontem a tarde um amigo me telefonou convidando para irmos pra Saint Raphael (pertinho de Saint-Tropez). Depois de uma meia-hora e alguns telefonemas, tudo estava arrumado e partimos em 2 carros: 3 brasileiros, 2 brasileiras, 1 polonesa e 1 inglês.

Depois de andar um pouco mais de 50 km e chegamos no tal lugar (com a ajuda do GPS, obvio!). Ficamos um tempo na praia e por volta das 19:00h resolvemos comer algo. Chegamos no restaurante e o garçom perguntou:

- Mesa para quantas pessoas?
- 7 pessoas, por favor
- Vocês vão comer agora?
(como assim?? se nós estamos entrando no restaurante é pq nós vamos comer!)
- Sim

Nos acomodamos e depois de uns 5 minutos o menu apareceu.
Das 7 pessoas, apenas os homens resolveram "comer de verdade". As meninas iriam pedir algo pra beber e sorvete. Então fizemos o pedido para o garçom e ele saiu.
Algum tempo depois ele voltou e disse:

- Infelizmente eu não posso fazer o pedido de vocês...
Nos olhamos sem entender direito o que estava acontecendo e ele continuou
- ... todos os 7 devem fazer pedido de "prato quente", caso contrário não sera' possível.

Nesse instante o tempo parou. Parou por apenas uma fração de segundos, mas eu pude ver os olhares de indignação de todos na mesa. Vale destacar a gota de suor - que surgiu não pelo calor, mas pela ira - escorrendo ao lado da testa de um dos brasileiros. O outro estava com os dentes cerrados e uma expressão na cara que deixava claro que ele pensava "mas que porra é essa?!?!?"

Alguém, ainda sem acreditar no que o garçom havia falado, perguntou:
- como?
e ele repetiu:
- ... todos os 7 devem fazer pedido de "prato quente", caso contrário não sera' possível.

Outra vez nos olhamos e sem mais nenhuma duvida nos levantamos para sair. Entre frases do tipo "eu ainda não acredito nisso" e "essa foi a coisa mais estupida que eu ja' vi na vida" nos dirigimos para fora do restaurante.

Alguém deve estar lendo o texto e pensando que "faz sentido", ja' que nós poderíamos estar ocupando o lugar de clientes que iriam gastar mais. Certo? Errado! Porque? Nós eramos os únicos clientes no restaurante.

Saímos e fomos procurar outro lugar pra comer. Dessa vez, ja' ressabiados com o atendimento, ao chegar no outro restaurante deixamos claro que apenas 4 das 7 pessoas iriam comer.

A senhora que nos atendeu foi simpática e disse "não tem problema".

Sentamos e esperamos. Esperamos pra ela trazer o menu. Esperamos para ela vir fazer o pedido. Esperamos para ela trazer o pedido e tivemos que esperar para alguém olhar na nossa direção para pedir a conta.

Quando a conta chegou, começamos a ver quanto cada um iria pagar, ja' que não seira justo alguém que consumiu 5€ dividir a conta com alguém que consumiu 20€. Depois de os valores estarem devidamente divididos e mais uma espera até a "tia" que nos atendeu aparecer, começamos a pagar a conta.

Entre um pagamento e outro a tal "tia" se dividia em 5 tarefas diferentes: cobrar a nossa conta, entregar pratos para outros clientes, limpar o chão, atender reclamações e falar com os outros funcionários do restaurante. Obviamente, ela não conseguiu manter o foco em nenhuma das atividades e nenhuma foi bem feita.

Depois de uns 15 minutos ainda o Flávio e eu esperávamos pra pagar. A minha conta dava um pouco menos de X€ e a do Flávio algo em torno de Y€. Mas a tal "tia" teve um surto quando falamos que eu iria pagar o valor X€ e ele Y€. Do nada ela começou a dizer que se fosse assim ela iria ficar louca e que se todos os clientes quisessem pagar dessa forma ela não teria como trabalhar e bla bla bla.

Nessa hora eu olhei pra cima, respirei fundo (perguntando, porque??? porque???), olhei pra ela novamente ignorando o que ela havia dito e disse:
- Eu vou pagar X€, obrigado.
Entreguei o cartão de crédito e fiz uma cara de que se ela não aceitasse ela não sairia viva do estabelecimento.

Aparantemente ela não gostou muito, mas fez o restante da cobrança e assim pudemos voltar pra casa sem nenhuma gota de sangue ser derramada.

5 comentários:

Desabafando disse...

Olha que se o negócio da gripe suína estiver tranquilo por aí, eu faço minhas malas hoje mesmo....rsrsrsrsrs...quando eu começo? rsrsrsrsrs.....

E referente ao seu post, pq não queriam atender vcs se não tinha ninguém? Não entendi! Atendimento péssimo hein! Aqui no Brasil pelo menos isso não aconteceria....mas já passei por situação parecida em visita a Itália e em Paris, com os vendedores querendo me tirar da loja e apagando as luzes pra que pudessem fechar...rsrsrsrs...

Desculpa as brincadeirinhas viu....rsrsrsrs...

Déia disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não acredito...
Se um só vai comer...saiam todos aqui vale a lei "ou tudo ou nada" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se a moda pega...

Por sorte vcs estavam num dia bom.. pega alguem em TPM e certamente o sangue rolaria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bj

Aninha disse...

Legal saber que você se identificou com o meu perfil! rs.. Mas que loucura esses restaurantes, heim?? Ainda bem que conseguiram comer... rs... Beijos e boa semana!!

Fernanda Magalhães disse...

Oi Le obrigada pelo carinho la no Brisa Feliz, volto com mais tempo.

Bjos de luz!!

Desabafando disse...

minha teoria é a de que eles não queriam atender vocês pois queriam fechar e ir pra casa mais cedo...kkkkk...

segunda então? kkkk....