quarta-feira, novembro 10, 2004

Utilidade pública

Hoje de manhã durante o banho senti uma leve dor no pescoço, como consequência "ganhei" torcicolo. Assim, para tentar diminuir o meu sofrimento e auxiliar a comunidade em geral, ai vai:


O torcicolo é um distúrbio do pescoço caracterizado pelo enrijecimento dos músculos da região, fazendo com que os movimentos da cabeça se tornem muito dolorosos e limitados.

1. Tipos de torcicolo:

1.1 Repentino: decorrente de uma contratura muscular, que pode ser resultado de: má postura do pescoço, movimento brusco, tensão, exposição ao frio, má posição ao dormir.

1.2 Congênito: existem bebês que nascem com o problema, geralmente causado pela contratura do músculo esternocleidomastóideo (liga o osso esterno e a clavícula) durante o parto. Caso não ocorra um tratamento adequado (fisioterapia), a criança pode crescer com a cabeça desviada para a direção da lesão e o queixo para o lado oposto.

1.3 Espasmódico: espasmos neurológicos irreversíveis, de causa desconhecida, desviam frequentemente a cabeça para um lado.

2. Tratamento:

2.1 Torcicolo Repentino: fisioterapia para relaxar os músculos da região, massagens relaxantes, aplicação de compressas quentes na região, analgésicos e relaxantes musculares (se indicados por médico especialista).

2.2 Torcicolo Congênito: tratamento à base de fisioterapia.

2.3 Torcicolo Espasmódico: tratamento à base de botox e fisioterapia.

Atenção:

1. Este artigo tem objetivo meramente informativo, não substitui de maneira alguma a orientação de um médico especialista.

Fonte Sabido

Nenhum comentário: