quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Explorar o turismo ou explorar o turista???

Nos dias do carnaval fiquei em Floripa mesmo, entre uma atividade "light" e outra muitas coisas legais aconteceram e assim foi...

Na terça de carnaval, minha namorada e eu resolvemos ir andar de sand-board (chique) nas dunas da Joaquina...
Felizmente eu estou com a prancha do meu primo em casa, pq ao chegar lá eu vi um grupo de turistas argumentando com o pessoal que aluga estas pranchas... os turistas argumentavam que não era justo, mas os "comerciantes" não foram flexíveis.

Primeira parte da extorção:
Os "comerciantes" alugam UMA prancha por pessoa ao valor de R$ 5,00 por hora. No caso o grupo de turistas tinha umas 10 pessoas e cada um teria que pagar R$ 5,00... no final os turistas sairam de lá indignados e não alugaram nada... também pudera...
Vale dizer que com uma pranca, 3 pessoas podem usufruir do prazer de cair por uma hora e ainda vão cansar bastante!!!

Segunda parte da extorção:
Sol, vento, calor, muito esforço físico e consequentemente muita sede... então fomos comprar água. Como diz a dona patroa**:"Se fosse gasolina seria mais barato", explico: o óleo é extraido do poço de petróleo, transportado, refinado (processos químocos e por ai afora), é transformado em gasolina, novamente transportado aos postos de combustíveis por estradas precárias e custa (pelo menos em Florianópolis) R$ 2,45 o litro. A garrafinha de água mineral de 500 mL custou R$ 2,00, pelo menos estava gelada.

** O termo "dona patroa" é plágio do blog do Feio :-)

Nenhum comentário: